Raça Garvonesa

A organização deste evento, secular, a Feira de Garvão, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourique, da ACPA- Associação de Criadores de Porco Alentejano e da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia.

A raça da vaca garvonesa esteve praticamente extinta e Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, releva o papel importante que os produtores tiveram na sua recuperação.

Na edição da Feira deste ano, a Associação de Agricultores do Campo Branco organizou um colóquio sobre esta raça autóctone e José da Luz, presidente da Direção desta entidade, explica as suas características e porque é tão importante a sua preservação.

Carlos Bettencourt, secretário técnico da raça garvonesa, responsável pela proteção do seu livro genealógico, esclarece que esta raça é património genético deste território e porque importa contribuir para a sua preservação.

A Feira de Garvão cumpre hoje o seu último dia de certame e sugere para a tarde deste domingo, às 15.00 horas, um Encontro de Cante ao Baldão, no Palco Restauração e um espetáculo com os Improvisados, às 19.30 horas.

Este que é o último dia da Feira de Garvão foi escolhido por Maria da Graça Carvalho, candidata do PSD ao Parlamento Europeu para visitar o certame, às 15.00 horas.


Comente esta notícia

Galeria de fotos