Voltar

Feira de Castro a 14 e 15 de Outubro

Feira de Castro a 14 e 15 de Outubro


A secular Feira de Castro vai decorrer nos dias 14 e 15 de Outubro. Ponto de encontro, de tradição e de memórias e uma referência no valorizar das raízes e do património oral da região, esta é uma das maiores e mais emblemáticas feiras do sul do País.

Instituída por Filipe II, em 1620, em resposta a uma solicitação feita pelos moradores do concelho que pretendiam obter com o rendimento dos terrádegos, imposto sobre o terreno ocupado pelas barracas e tendas dos feirantes, os fundos necessários à reconstrução da Igreja das Chagas do Salvador, ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios a Feira de Castro depressa se tornou a principal feira do sul, primeiro de gado, depois de mil e uma mercadorias, manufacturas e produtos da terra, animando o comércio local e regional.

Com quase 4 séculos de existência e, apesar dos sinais de mudança, a Feira de Castro, segundo autarquia castrense, mantém vivos alguns elos com o passado, como a venda de produtos do pequeno comércio e da indústria familiar, das mantas de lã, queijos e frutos secos, artefactos da latoaria, quinquilharias e loiças de barro, alfaias agrícolas e mobiliário rústico.

Nos dois dias de feira a par da animação e do ambiente do evento é também dinamizado um programa cultural com destaque para o cante alentejano, a viola campaniça, o folclore algarvio ou a arruada de bandas.

PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.