Estas são conclusões do Estudo de Literacia Financeira 2016, que mostra ainda que, face a 2015, diminuiu a percentagem de consumidores com créditos (34% vs 45%).
A casa e o automóvel continuam a ser os principais motivos para a aquisição de créditos. Um quarto dos portugueses afirmam ter pedido um empréstimo para comprar casa e 16% dizem tê-lo feito para pagar o carro. Mas o recurso a créditos ou cartões de crédito pode ter outras finalidades como o pagamento das despesas com filhos (9%), férias (7%), saúde (3%) e compras do dia-a-dia (3%).
O Cetelem procurou ainda saber qual o peso dos créditos e cartões de crédito no orçamento das famílias portuguesas. Cerca de 18% dos consumidores destinam entre 25% a 50% do seu orçamento mensal ao pagamento das prestações de empréstimos, 8% menos de 25% e 4% entre 50% e 75%. Face a 2015, diminuiu a percentagem de indivíduos cujos créditos têm um peso no orçamento mensal superior a 75% (0,2% vs 3%).
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