Voltar

Família e banco é a quem os portugueses recorrem

Família e banco é a quem os portugueses recorrem


O Cetelem procurou saber junto dos consumidores a quem recorreriam para pedir empréstimo em caso de necessidade. Tal como no ano passado, os portugueses referem, em primeiro lugar, a ajuda da família (36%) ou do banco (27%). Só depois surgem as instituições de crédito especializado (8%), os amigos (4%) e os colegas de trabalho (1%).

Estas são conclusões do Estudo de Literacia Financeira 2016, que mostra ainda que, face a 2015, diminuiu a percentagem de consumidores com créditos (34% vs 45%).

A casa e o automóvel continuam a ser os principais motivos para a aquisição de créditos. Um quarto dos portugueses afirmam ter pedido um empréstimo para comprar casa e 16% dizem tê-lo feito para pagar o carro. Mas o recurso a créditos ou cartões de crédito pode ter outras finalidades como o pagamento das despesas com filhos (9%), férias (7%), saúde (3%) e compras do dia-a-dia (3%).

O Cetelem procurou ainda saber qual o peso dos créditos e cartões de crédito no orçamento das famílias portuguesas. Cerca de 18% dos consumidores destinam entre 25% a 50% do seu orçamento mensal ao pagamento das prestações de empréstimos, 8% menos de 25% e 4% entre 50% e 75%. Face a 2015, diminuiu a percentagem de indivíduos cujos créditos têm um peso no orçamento mensal superior a 75% (0,2% vs 3%).


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.