Programa "Falar Claro"

José Pinela Fernandes, Juvenália Salgado e José Maria Pós-de-Mina falam, refletem no programa desta terça-feira, como habitualmente, sobre três temas.

Para além do concelho de Beja há mais três, do distrito, Aljustrel, Cuba e Ferreira, que também passaram a engrossar a lista dos concelhos em que o risco de contágio por Covid-19 é elevado. Aljustrel contestou esta entrada, mas os protestos têm subido de tom, no país e até a nível local. Hoje o PCP faz um protesto, pelas 18.00 horas, em frente ao Hospital Distrital, para denunciar os problemas que a população está a viver no acesso à saúde, agravados pela Covid-19. Na passada semana, apesar de ter sido cancelado o protesto programado, os comerciantes do distrito reclamaram sobre os efeitos das medidas restritivas do estado de emergência nos seus negócios. A nível nacional houve manifestações e até confrontos. Os impactos económicos e sociais destas medidas têm sido os motivos apontados para estas realizações. E é sobre estas consequências que hoje, o painel de convidados vai “Falar Claro”.

As consequências da pandemia, também, se fazem sentir ao nível das respostas no serviço público de transporte de passageiros no distrito. Foram feitos vários requerimentos ao Governo por parte de diferentes partidos a advertir para esta situação e na passada semana, o deputado do PCP reuniu-se com a CIMBAL para tratar desta matéria. A rede de transportes é deficitária? Que soluções deveriam existir, tendo em atenção que os mesmos servem alunos e trabalhadores que têm que fazer deslocações diárias? São as respostas que o “Falar Claro” quer ouvir dos comentadores José Pinela Fernandes, Juvenália Salgado e José Maria Pós-de-Mina.

José Lúcio termina as suas funções à frente da Comarca de Beja no final deste ano. O juiz presidente da Comarca de Beja sai com “mágoa” porque não está resolvida a questão da construção do Palácio de Justiça da cidade e recorda que uma capital de distrito também se valoriza pela existência deste tipo de equipamento. No “Falar Claro”, os três comentadores vão dizer em que medida, nas suas opiniões, esta situação prejudica Beja, que tem assistido nos últimos anos cortes nos serviços públicos.

O programa “Falar Claro” vai para o ar a partir das 18.00 horas e pode ser acompanhado, até às 19.00 horas, nos 104.5 da nossa estação e através da emissão on-line em www.vozdaplanicie.pt.


Comente esta notícia