Estudos e projetos para linha ferroviária do Alentejo com ligação ao aeroporto de Beja avançam
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com “a contratação de um estudo sobre a eventual ligação do aeroporto de Beja à linha ferroviária do Alentejo”. Em declarações à Voz da Planície, o Beja Merece+ explica como tudo se vai passar esclarecendo que “em 2023 as obras para estas possibilidades podem estar concluídas” e avançando que “está para breve uma publicação para o IP8”.

A IP autorizou, e já foi publicada em Diário da República, “a contratação de estudos e de projetos para executar uma das obras previstas no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030), num investimento que poderá superar os 100 milhões de euros”. Em causa está a modernização do troço ferroviário Casa Branca-Beja, da Linha do Alentejo, “com ligação ao aeroporto de Beja, incluindo eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações”, tal como se pode ler na publicação do Diário do Governo.
Florival Baiôa, do Beja Merece+, refere que “é motivo para todos estarmos satisfeitos” e frisou que “esta publicação reflete, finalmente, o trabalho desenvolvido por muitos e que agora se começa a ver”.
Florival Baiôa recorda que “o Beja Merece+ pediu ao Governo que fosse contemplado no 2020, o financiamento da ligação ferroviária Beja/Casa Branca/aeroporto”. Seja como for, frisa, “o Governo antecipou o 2030, o que significa”, avançou, “a conclusão destas obras até 2023”.
“Para breve estará, também, a publicação de uma portaria a viabilizar a questão do IP8 Sines/Beja”, relevou, igualmente, Florival Baiôa. Disse, ainda, que “o Baixo Alentejo foi a região onde se registou mais desenvolvimento económica e a que menos investimento público recebeu e que”, por isso mesmo, “está na altura de se ver esta situação invertida”.