Voltar

Atualidade

“Está na hora dos políticos eleitos fazerem barulho”

Atualidade

“Está na hora dos políticos eleitos fazerem barulho”


“O Baixo Alentejo não está nas prioridades do Governo”, frisa Florival Baiôa, dizendo que “na reprogramação do 2020, não há eletrificação da linha férrea, nem estradas, que o Centro Multifuncional de Treino de Helicópteros vai para Sintra e o Palácio de Justiça para 2022”. Posto isto, pede aos políticos da região uma tomada de posição e faz o balanço das ações que o Beja Merece+ tem no terreno.

Florival Baiôa reagiu às notícias veiculadas por três ministros, nos últimos dias, em Beja, referindo que os “alentejanos não se vencem pelo cansaço” e nem “pelas más notícias”, porque os investimentos que reivindicam “são justos e obras baratas, que custam pouco ao Estado”. Prossegue afirmando que o Baixo Alentejo “quer ser Portugal”, que não pode continuar “votado ao esquecimento” e que se “espera dos seus políticos uma tomada de posição” sobre estas novidades. Para Florival Baiôa está “na hora dos políticos eleitos fazerem barulho” e de contrariarem o Governo, porque “até parece que o poder central não quer desenvolvimento na região”.

Por acreditar que a região tem futuro, o Beja Merece+ prossegue com as suas ações em defesa do território, e das suas reivindicações, realizando conversas com os grupos parlamentares, com o objetivo de lhes explicar o que pode ser feito e porque é urgente. O movimento já se reuniu com o PSD e o BE e tem encontros marcados, para esta semana, com o Partido Ecologista “Os Verdes” e o PCP. Neste contexto, Florival Baiôa esclareceu que o que se pretende é um apoio formal dos partidos, que os mesmos levem os problemas do território ao Parlamento e que deixem claro o interesse que têm na região. Acrescentou que é preciso pressionar, no sentido de se assegurar que os investimentos necessários possam ser feitos ainda, na reprogramação do 2020.

Catarina Martins, líder do BE, já interpelou o Governo sobre a linha do Alentejo e António Costa respondeu que “Portugal não acaba em 2020” e que esta questão será discutida no que se refere “à sua prioridade”, quando for reavaliado o Plano de Infraestruturas para os próximos sete anos.

Recorde-se que o Movimento Beja Merece+ entregou na Assembleia da República, no passado dia 10, uma petição, com mais de 26 mil assinaturas, a exigir a conclusão da A26 - Sines - Beja - Ficalho; a eletrificação da linha de caminho de Ferro Casa Branca - Beja - Funcheira; investimento no aeroporto de Beja e melhores serviços de saúde para o Baixo Alentejo. Um documento que se pretende ver transformado em projeto-lei, por ser este um dos caminhos para garantir mais investimento público no território.  


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.