Voltar

Atualidade

“Está na hora da CIMBAL tomar uma posição mais coesa”

Atualidade

“Está na hora da CIMBAL tomar uma posição mais coesa”


“Está na hora da CIMBAL tomar uma posição mais coesa”. Foi assim que João Português, que tem no terreno as ações, com os grupos parlamentares, referentes à eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca e que integra o Conselho Regional do Alentejo de preparação da estratégia 2030, reagiu ao anúncio do Governo de deixar de fora do Programa Nacional de Investimentos, por mais 10 anos, a linha do Alentejo.

O Município de Cuba tem estado a realizar uma série de audiências com os grupos parlamentares, com o intuito de apresentar um Caderno Reivindicativo, com o nome “O comboio que queremos”, exigindo a modernização e eletrificação do troço ferroviário entre Beja e Casa Branca; a modernização do material circulante; a reposição dos comboios diretos Beja-Lisboa-Beja e a modernização e eletrificação do troço Beja-Funcheira, com a reposição da circulação de comboios nesta linha. A autarquia de Cuba só não conseguiu apresentar, até à data, as suas propostas aos grupos parlamentares do PS e do PSD.

João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, diz estar perplexo com a decisão de deixar de fora do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI), a eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca. Perante esta revelação, João Português apela à união de todos, no sentido de se reverter a situação e lembra que há partidos que têm responsabilidades nesta matéria, nomeadamente o PS, o PSD e o CDS-PP.

João Português diz mesmo, que depois deste anúncio, está na hora da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo tomar uma posição mais coesa sobre esta matéria, frisando que é isso que as populações esperam dos seus eleitos e que está na altura de endurecer as ações, assim como de tomar medidas.

Recorde-se que a discussão pública sobre o PNI 2030 para definir as prioridades dos investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos sectores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia, já começou e que o Governo está a avançar com a realização de debates temáticos, em todo o país. É preciso anotar também, que o período de discussão do PNI 2030 termina no final do próximo mês de setembro.

Comente esta notícia

É importante mais uma vez, referir que as linhas do Baixo Alentejo estão-se a perder!!!. Além de sabermos que o norte do País é muito bonito para os turistas, também o Alentejo o é!!!. O troço entre a casa Branca e Beja deveriam estar no projecto do Governo, para ser electrificada. Pois quanto mais tempo se adia mais degrada!!!!. Além disso, é importante não esquecer que a linha tem continuidade até Serpa, Pias e Moura. Estas também deveriam estar no projecto dos autarcas, pois esta também deveria ser de novo activada e requalificada ao que diz respeito na parte da electrificação. E acredito que, se os comboios circula-sem entre Lisboa-Beja-Serpa-Pias e Moura, levariam muitos Turistas a visitar o interior, não esquecendo que, perto da Cidade de Moura, está logo o maior lago artificial da Europa, que é o Alqueva!!!. Mas acho que tal vez tenha de se dar um passo de cada vez. E não destruir o resto da linha que liga, Beja - Serpa - Pias e Moura.

Luís Pascoalinho

21/06/2018

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.