Voltar

Escavações no logradouro do CRBA retomadas

Escavações no logradouro do CRBA retomadas


As escavações no logradouro do CRBA foram retomadas depois de um período de interregno, os trabalhos têm decorrido noutras zonas do local onde vai nascer o Centro de Arqueologia e Artes de Beja.

O logradouro é o local onde foram detectados os edifícios mais antigos da cidade, e a esta altura as escavações decorrem, a bom ritmo, para colocar a descoberto dois edifícios de grande importância para Beja, como afirma Conceição Lopes, arqueóloga responsável pelos trabalhos.

Conceição Lopes destaca ainda a presença, nas escavações, de estudantes de arqueologia de quase todas as universidades portuguesas, há ainda uma "mestre" cabo-verdiana que viu as escavações na internet e que decidiu juntar-se ao grupo que está em Beja.

Recorde-se que o futuro Centro de Arqueologia e Artes de Beja vai ocupar um conjunto de edifícios situados na Praça da República, que envolvem um logradouro interior onde têm sido escavados, e colocados, a descoberto os vestígios do antigo fórum romano da cidade Pax Julia. Os achados arqueológicos que ocupam a totalidade do logradouro entram parcialmente para o interior de um dos edifícios a reabilitar e, num volume novo, situado na rua da Moeda, serão localizadas áreas de tratamento, depósito e exposição de espólio arqueológico recolhido no local onde foram descobertos vestígios medievais de cunhagem de moeda no antigo fórum romano de Beja. O núcleo arqueológico inclui, entre outros achados, um templo romano do século I d.C. de Portugal, o maior do pais e um dos maiores da Península Ibérica, pelo que pode, finalmente, permitir contar a história de Beja, desde o século VII a.C., na Idade do Ferro, até ao século XXI.




PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.