Bairro das Pedreiras

 Com a realização desta iniciativa o Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza pretende juntar instituições, associações, moradores e pessoas interessadas, de maneira a ajudar a enquadrar as responsabilidades e as capacidades de cada um. Pretende-se também ajudar a alavancar um processo partilhado de efectiva inclusão social destas comunidades.

A Rede Europeia Anti-Pobreza afirma que o “acesso a uma habitação digna é uma condição essencial para a promoção e inclusão social de qualquer pessoa” por isso, tem nos últimos anos vindo a centrar a sua atenção na sensibilização da comunidade para as questões da precariedade habitacional extrema em que vivem muitas pessoas ciganas em Portugal, designadamente no distrito de Beja”.

Ainda segundo a Rede Europeia Anti-Pobreza “persistem ainda várias situações de exclusão habitacional para algumas famílias, exclusão esta que acaba por se repercutir no acesso a outros direitos básicos de cidadania”.

É ainda afirmado que “a criação de bairros específicos só para comunidades ciganas, a existência de acampamentos/barracas e habitações sem as mínimas condições de habitabilidade agravam as condições de vulnerabilidade destas comunidades e promovem uma imagem negativa reforçando os estereótipos e as ideias pré-concebidas existentes”.

Finalmente a Rede Europeia Anti-Pobreza afirma que “Este é um problema complexo, que importa (re)conhecer e que exige a cooperação entre poderes públicos, sociedade civil e os moradores locais”.


 



Comente esta notícia