Voltar

Atualidade Atualizado com entrevista

Cuba: apoia "famílias empresas e instituições do concelho"

Atualidade Atualizado com entrevista

Cuba: apoia "famílias empresas e instituições do concelho"


A Voz da Planície continua a ouvir aquelas que são as principais medidas de combate à COVID-19, por parte dos municípios do Baixo Alentejo. Nesta sexta-feira, ouvimos João Português, presidente da Câmara de Cuba. São muitas as medidas que o Município tem no terreno, entre elas a Bolsa de Voluntariado do Concelho e o Fundo de Emergência Covid-19.

Em Cuba, o trabalho na Câmara foi reorganizado, no sentido de expor menos os trabalhadores e de dar as respostas adequadas à população. O horário telefónico do Município está disponível das 08.00 às 18.00 horas. Em Cuba foi lançada a Bolsa de Voluntariado do concelho: “Todos por uma causa”. Criar equipas para dar resposta aos idosos em lar e em domicílio, para o Centro de Controlo e Vigilância de Imigrantes e para o Centro de Apoio de Equipas logísticas de Socorro são os objetivos. As declarações são de João Português, presidente da Câmara de Cuba.

O Centro de Saúde de Cuba recebe os doentes da vila, de Alvito, de Vidigueira e de Ferreira do Alentejo e por isso, é preciso estar preparado e tomar as medidas certas, tal como esclarece João Português.

Desde a primeira hora que está no terreno, também, a resposta aos seniores do concelho: “À sua porta” e o presidente da Câmara de Cuba explica como.

A desinfeção das ruas tem sido feita, assim como de espaços e equipamentos de maior utilização por parte das pessoas e foi colocado, igualmente, desinfestante gel nos terminais multibanco.

Cuba criou, ainda, um Fundo de Emergência Covid-19; reforçou as verbas do Programa de Emergência Social e a entrega gratuita de refeições a alunos do pré-escolar e 1º ciclo do escalão B. Reduziu, em 70%, as rendas de habitação municipal e terminou com as penalizações por incumprimento. Aumentou, em 50%, o apoio ao arrendamento, prolongou a validade dos cartões social e ABEM; reduziu a fatura da água, em 75%, para famílias do cartão social; isentou de pagamentos de renda estabelecimentos comerciais propriedade da autarquia e de taxas a ocupação de via pública e publicidade. Vai fazer pagamentos imediatos a fornecedores; fornecer refeições à equipa de intervenção dos Bombeiros e equipamentos de proteção individual, assim como alargar prazos de pagamento de faturas de água dos meses de janeiro e fevereiro.

Para falar destas e de outras medidas, João Português é o convidado, desta sexta-feira, do programa da Voz da Planície, “Quando Amanhece”. Uma conversa para ouvir pelas 10.30 horas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.