Resposta ZACAP CUBA

O presidente da Câmara Municipal de Cuba explica como têm sido estes dias de risco “extremamente elevado” no concelho, esclarecendo que “todos os serviços e equipamentos municipais estão fechados” e que a autarquia teve de “avançar com apoios nas estruturas residenciais para idosos do concelho”.

No seguimento do surto identificado na ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, a autarquia avançou com “uma série de apoios, entre eles a contratação de 21 profissionais, estando no momento a ser recrutados 1 Enfermeiro, 1 Assistente Social e 19 Auxiliares de Ação Direta, através da «Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde» (MAREESS) do IEFP, enquanto os restantes Auxiliares e Enfermeiro serão recrutados a empresas privadas de prestação de serviços, num encargo totalmente suportado pelo Município. O Município disponibilizou-se ainda para apoiar financeiramente a SCMC para a contratação de mais 10 Auxiliares de Ação Direta, assegurando em 10% o valor da candidatura que a instituição fizer”. As declarações são, também, de João Português.

A Câmara Municipal de Cuba irá também apoiar com Equipamentos de Proteção Individual, com o alojamento para os profissionais deslocados e com alimentação, caso esta seja necessária. A par destes apoios, a autarquia informa que “está instalada, no Pavilhão Municipal, uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP)”.

“Com capacidade para 60 pessoas, a ZCAP servirá, principalmente, como estrutura de apoio às ERPIs do Concelho, mas também a população geral, caso haja necessidade e capacidade. O espaço dispõe de climatização, de zonas de estar, um gabinete técnico, um gabinete médico e enfermagem, balneários e WCs em número adequado, cumprindo todos requisitos necessários à criação destes espaços. O Município de Cuba faz ainda saber que – caso haja capacidade e após ouvidas as Comissões Municipal e Distrital de Proteção Civil – o espaço ficará disponível para servir o distrito de Beja numa eventual necessidade”. As palavras são, igualmente, de João Português.

Recorde-se que no concelho de Cuba há 154 casos de Covid-19 ativos, 98 na Freguesia de Cuba, 19 na Freguesia de Vila Ruiva e na de Faro do Alentejo 42.


Comente esta notícia