Feira de Garvão 2013

É já amanhã que, em Ourique, abre portas o VII Congresso Mundial do Presunto.

A decorrer entre 28 e 31 de Maio, o Congresso traz ao Alentejo várias centenas de especialistas de todo o mundo para debater temas relacionados com produção da matéria-prima: genética, alimentação/maneio e a produção de presunto baseada no meio ambiente. No que diz respeito aos processos de transformação, os assuntos em debate relacionam-se com a tecnologia do presunto, a salga, a secagem/maturação e tecnologias pós-processo de cura do presunto. Em cima da mesa vão ainda estar a caracterização e certificação do presunto, apresentação e discussão dos artigos científicos selecionados, a promoção e comercialização do presunto.

O programa do Congresso Mundial do Presunto contempla um roteiro social dirigido, essencialmente, aos acompanhantes dos congressistas. E entre as rotas, traçadas para promover e divulgar o Alentejo, contam-se uma visita guiada de observação de aves no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, ao núcleo arqueológico Castro da Cola e às praias alentejanas, incluindo a Praia das Furnas, uma das "7 Praias Maravilhas de Portugal". Entre os passeios há provas de presuntos e de gastronomia alentejana.

Organizado pela Câmara Municipal de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o Congresso Mundial do presunto é, segundo o presidente do Município de Ourique, Pedro do Carmo, uma mais valia para a região e para o País no que diz respeito à produção e comercialização do Porco Alentejano.

Por sua vez, o presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano, Nuno Faustino, acredita que as oportunidades proporcionadas pelo Congresso Mundial do Presunto podem abrir portas a um aumento do consumo tanto interno, como externo:

A decorrer em Ourique de terça a sexta-feira, o Congresso assume, de acordo com os organizadores, particular importância para a promoção e divulgação da fileira do porco de raça alentejana, para a economia da região e para o próprio País.


Comente esta notícia