Voltar

Atualidade

Conferência sobre arqueologia do Núcleo Museológico do Sembrano

Atualidade

Conferência sobre arqueologia do Núcleo Museológico do Sembrano


“A antiguidade tardia no Sul da Lusitânia-o caso de Mértola” é o mote para uma conferência que vai decorrer, a partir das 21.30 horas, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Esta conferência, que vai estar a cargo de Virgílio Lopes, investigador e membro da direcção do Campo Arqueológico de Mértola, aborda o período histórico compreendido entre os fins do mundo romano e os inícios da islamização. Esta abordagem tem como espaço geográfico o sul do País. Numa segunda parte dá-se a conhecer o trabalho arqueológico realizado em Mértola no que respeita à Antiguidade Tardia e ao processo de cristianização.

Este período histórico tem em Mértola um importante conjunto de vestígios arqueológicos, com especial destaque para o complexo religioso com os seus dois batistérios, as basílicas do Rossio do Carmo e do Cine-teatro, o Mausoléu, a Torre do Rio, o Castelo e a Mesquita, elementos patrimoniais que, aliados ao importante acervo epigráfico conservado, contribuem para um melhor conhecimento de Mértola neste período.

Esta é mais uma conferência integrada no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovida pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.



PUB
PUB
PUB

Discos

Tipo editou o segundo LP "Vigia"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.