Voltar

Cultura

Conferência sobre a Necrópole romana da Rua da Lavoura

Cultura

Conferência sobre a Necrópole romana da Rua da Lavoura


“A necrópole romana da Rua da Lavoura: os mortos e os vivos” é o mote para uma conferência que vai decorrer, esta noite, às 21.00 horas, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.

A conferência, promovida pela Associação de Defesa do Património de Beja, tem como oradores, o arqueólogo, Miguel Serra, e a antropóloga, Sónia Ferro.

No Verão de 2017 trabalhos de requalificação que decorreram na Rua da Lavoura em Beja colocaram a descoberto diversas sepulturas de época romana. A intervenção arqueológica que se seguiu permitiu a identificação de 27 sepulturas que apresentavam arquitecturas muito variadas, incluindo 7 sarcófagos, e primavam na sua maioria pela ausência de espólio.

No entanto, os dados recolhidos quer através da análise arquitectónica, quer dos escassos materiais recolhidos no interior de algumas sepulturas, possibilitou a identificação de dois momentos principais, um do século I da nossa era e outro do século V. A dispersão da localização dos achados sepulcrais por uma vasta área e a sua cronologia permitem considerar esta como uma necrópole de grandes dimensões e com uma longa duração.

A conferência, desta noite, pretende incidir sobre os dados preliminares da intervenção arqueológica, com destaque para os resultados antropológicos.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.