conferencias outeiro 2016

As conferências, decorrem sempre às 21.30 horas, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, a organização da iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Beja e a empresa de arqueologia Palimpsesto.

Desde 2014, que o Projecto Outeiro do Circo desenvolve um ciclo anual de conferências, centrado em temas relacionados com a Idade do Bronze, Educação Patrimonial ou a Pré-História Recente. Os temas abordados integram-se no plano de formação dos voluntários que integram a equipa do Projecto Outeiro do Circo, mas são também abertos ao público em geral e com entrada livre. Pretende-se que estes ciclos temáticos contribuam para uma melhor integração dos voluntários na realidade de investigação desenvolvida no Outeiro do Circo e para uma maior divulgação da arqueologia junto das comunidades locais.

Miguel Serra, arqueólogo responsável pelas escavações no Outeiro do Circo, afirma que inicialmente estava prevista a presença de Ignacio Pavón Soldevila, da Universidade da Extremadura, em Cáceres, que por motivos de saúde não pode estar presente. Ainda assim, realiza-se uma conferência mas com outro tema e outros convidados, neste caso o próprio Miguel Serra e Eduardo Porfírio, um outro arqueólogo que também tem trabalhado no Outeiro do Circo.

Quanto à campanha de escavações 2016, que decorre em Agosto, vai a meio, Miguel Serra afirma que as altas temperaturas que se registaram dificultaram os trabalhos, mas ainda assim, estão a avançar a bom ritmo.


Comente esta notícia