Começou o Congresso Mundial do Presunto
O "Congresso Mundial do Presunto" começou ontem, mas iniciam-se hoje, os trabalhos científicos, para se prolongarem até sexta-feira, abordando como temas principais a produção, a transformação, a promoção e a comercialização.
Nesta quarta-feira, primeiro dia dos trabalhos científicos debate-se, em três painéis, a produção da matéria-prima, passando pela genética, alimentação e maneio, assim como pela produção baseada no meio ambiente.
Organizado pela Câmara Municipal de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o \"Congresso Mundial do Presunto\" é, segundo o presidente do Município de Ourique, Pedro do Carmo, uma mais-valia para a região e para o País no que diz respeito à produção e comercialização do Porco Alentejano.
Recorde-se que o "Congresso Mundial do Presunto" está a reunir, em Ourique, durante estes quatro dias, centenas de participantes, entre os quais cientistas, académicos, empresários e produtores do sector e que esta iniciativa se realiza este ano, pela primeira vez, fora de Espanha.
Afirmar o concelho de Ourique e a região a nível internacional são os objectivos do "Congresso Mundial do Presunto", que é viabilizado pelo financiamento comunitário e pelo apoio de muitos patrocinadores, traduzindo-se num grande impacto económico, nas mais diversas áreas de actividade.