Reunião CIMBAL

Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, explicou que agora que já está constituído, de novo, o CA da ULSBA este seria o momento oportuno para indicar o vogal dos municípios. Acrescentou que pediu aos 13 municípios para indicarem pessoas com perfil técnico/político adequado para o cargo e que a escolha será feita em junho, mês em que se realiza a próxima reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

Em Barrancos foi designado, também, segundo Jorge Rosa, o presidente da Câmara de Beja e vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, Paulo Arsénio, como representante desta Comunidade no Conselho Consultivo do Aeroporto de Beja. Jorge Rosa explicou o que é este órgão e que o pedido foi feito à CIMBAL pela ANA – Aeroportos de Portugal.

A Adesão da CIMBAL à Plataforma Alentejo ficou decidida, igualmente, nesta reunião descentralizada de Barrancos, considerando que as principais prioridades que este movimento, apartidário, apresenta nos domínios das acessibilidades, são coincidentes com as propostas reivindicadas pela Comunidade, nomeadamente no âmbito dos contributos efetuados para o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030. O Conselho Intermunicipal considerou estarem reunidas as condições para aderir ao projeto. As declarações são de Jorge Rosa.

Efetuou-se, ainda, na reunião de Barrancos, o balanço da participação da CIMBAL e dos municípios associados na Ovibeja/2019, considerado extremamente positivo. Constatou-se a mais valia da promoção conjunta do Baixo Alentejo e foi sugerida a criação de uma rede intermunicipal no âmbito do turismo, património e cultura que, com recurso a fundos comunitários, possa desenvolver projetos conjuntos. 


Comente esta notícia