Voltar

CIMBAL toma posição sobre encerramento de escolas

CIMBAL toma posição sobre encerramento de escolas


O Conselho Intermunicipal da CIMBAL analisou a proposta do Governo sobre o reordenamento da rede escolar do Ensino Básico, onde se preconiza para o ano lectivo 2014/15 o encerramento definitivo de estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo com menos de 21 alunos.

No caso concreto da sub-região do Baixo Alentejo, a proposta pretende encerrar 16 estabelecimentos de educação/ensino nos diversos concelhos designadamente, Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Naquele contexto, a CIMBAL considera que o Baixo Alentejo é uma região fortemente afectada pelo despovoamento, consequência de ausência de políticas que favoreçam a fixação de pessoas nestes territórios dotados de grandes potencialidades, mas, onde as medidas que têm sido seguidas, neste caso, de reorganização escolar, ainda conduziram a um maior abandono dos territórios de baixa densidade, aumentando as assimetrias regionais.

No documento enviado à nossa redacção, a CIMBAL refere, igualmente, que o enorme esforço efectuado pelos municípios no Parque Escolar e noutros meios que garantam a qualidade e sucesso do ensino, não pode ser preterido, em prol de medidas que colocam em causa a fixação de pessoas e a criação de emprego.

A nota de imprensa termina revelando que a CIMBAL deliberou não aceitar o encerramento de mais estabelecimentos de Ensino Básico, considerando que a concretizar-se a proposta do Governo, ela contribuirá decisivamente para um maior esvaziamento populacional do Baixo Alentejo e para o seu consequente empobrecimento.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.