Voltar

Fotogaleria

Centro UNESCO de Beja integrado na regeneração do centro histórico

Fotogaleria

Centro UNESCO de Beja integrado na regeneração do centro histórico


Protocolado a 6 de junho de 2016, o Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja (CEUSPCI) já abriu as suas portas, no edifício emblemático do antigo Clube Bejense, que foi sujeito a obras de recuperação, no valor de cerca de 234 mil euros. Um centro para a preservação do património imaterial e uma obra integrada na regeneração do centro histórico.

A inauguração deste novo espaço da cidade foi realizada nesta quarta-feira, dia 12, numa cerimónia protagonizada por Rita Brito, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO e João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Beja. Marcou presença, igualmente, Anna Ormeche, coordenadora dos centros UNESCO. Esta cerimónia contou ainda, com a apresentação da exposição fotográfica Cante: Alma do Alentejo, da foto-jornalista Ana Baião e com um apontamento musical a cargo dos Cantadores do Desassossego e de António Zambujo.

João Rocha, o presidente da autarquia bejense, deixou claro que a obra que deu lugar ao Centro UNESCO está inserida na estratégia da Câmara Municipal de valorização cultural e económica do centro histórico. Avançou que estão a ser investidos milhões de euros no centro histórico, revelando o investimento de 200 mil euros previsto para a recuperação da muralha do Parque Vista Alegre e do torreão, assim como o concurso, a lançar no mês de agosto, para o edifício do Desportivo de Beja onde irá ser criado um centro multicultural.

Este é um Centro que assume a missão da inventariação de práticas e saberes populares, a promoção do cante alentejano e de outras manifestações musicais tradicionais, e não só, valorizando os portadores de memória e sabedoria, disse na cerimónia, a secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brito, referindo esperar que este espaço cumpra os desígnios para os quais foi criado.

Recorde-se que este Centro resultou de uma vontade expressa do Município de Beja, da UNESCO e parceiros, como a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, a MODA - Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo, em salvaguardar e promover as várias manifestações do património cultural intangível.

O Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja está a ser dinamizado por André Tomé, colocado neste espaço pela UNESCO, pelo período de um ano.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.