Voltar

Atualidade

CEBAL termina programa de valorização do cardo na Serra da Estrela

Atualidade

CEBAL termina programa de valorização do cardo na Serra da Estrela


O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá concluir o Roadshow Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo”, na região DOP Serra da Estrela. Esta é a última sessão de um programa itinerante lançado em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora.

Na sessão a decorrer amanhã, dia 6, o papel das cardosinas, presentes na flor do cardo, na coagulação do leite e produção de queijo, assim como o impacto do queijo DOP Serra da Estrela e do cardo no turismo e economia regional serão os temas apresentados.

Numa primeira parte o investigador Nuno Rosa da Universidade Católica Portuguesa irá falar das diferentes cardosinas, enzimas presentes na flor do cardo que promovem a coagulação do leite e consequente produção de queijo, bem como demonstrar algumas ferramentas de análise dessas mesmas cardosinas. Para concluir, o evento contará com a habitual mesa-redonda, desta vez intitulada “Flor do Cardo no Queijo DOP Serra da Estrela” e dinamizada pela EstrelaCoop, a cooperativa de produtores de queijo da Serra da Estrela. Nesta mesa-redonda, de acordo com o CEBAL, será debatido o papel do Cardo para a potenciação do queijo DOP Serra da Estrela como produtos gourmet e certificados, assim como serão discutidos o trabalho desenvolvido e a experiência adquirida ao longo de anos na produção deste queijo de excelência.

Será um debate importante para fortalecer a ligação do cardo ao queijo, como um recurso endógeno, potenciador de inovação territorial e crescimento da economia regional e nacional.

A sessão realiza-se on-line, às 17h00, através da plataforma Zoom, mediante inscrição prévia.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.