CEBAL
Guillermo Rodríguez Gutíerrez e Rocío Rodríguez Arcos, investigadores do Instituto de Grasa, do Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha, apresentam às 11.30 horas, no auditório da Escola Superior Agrária a palestra intitulada "Compostos bioactivos de alimentos:aproveitamento de subprodutos".
Esta é mais uma palestra que está integrada na iniciativa "Um dia com…" que o CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo promove regularmente.
O grupo de Fitoquímica e Qualidade de Alimentos estuda a recuperação de compostos e elementos com atividades biológica a partir de subprodutos alimentares como por exemplo a azeitona e espargos. A nível da azeitona tem estudado o aproveitamento integral do bagaço de azeitona ou subprodutos da elaboração do azeite, nomeadamente fenóis como o hidroxitirosol e oligossacáridos com atividade probiótica, o potencial antioxidante e antimicrobiano.
A nível da indústria da conserva do espargo têm sido explorados os vários subprodutos, com enfase na valorização dos compostos bioativos solúveis.
A palestra, de hoje, vai abordar estratégias que visam o aproveitamento de subprodutos da indústria alimentar como sejam da indústria do azeite e do espargo.

Comente esta notícia