CEBAL

Esta palestra surge no âmbito da iniciativa "Um dia Com...." promovida pelo CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.

A palestra vai abordar o tema da utilização de sistemas vegetais para a produção de proteínas recombinantes, uma área emergente com impacto económico nos sectores farmacêutico e alimentar. Segundo o CEBAL, já foi demonstrado que as plantas oferecem vantagens significativas quando comparadas com os sistemas de expressão tradicionais em termos de segurança e custo.

Ainda de acordo com o CEBAL, o primeiro produto biofarmacêutico para aplicação humana produzido em plantas chegou ao mercado em 2012, mas continuam ainda a existir muitos desafios quanto aos rendimentos relativamente baixos obtidos em plantas. Na palestra vão ser apresentados sistemas vegetais modelo que têm vindo a ser utilizados no laboratório, bem como diferentes estratégias para aumentar os níveis do produto recombinante. Estas estratégias incluem a modulação epigenética da expressão de transgenes em culturas em suspensão de células vegetais ou a produção de linhas celulares com níveis mais reduzidos de proteases.

O principal objectivo desta investigação é integrar os aspectos fundamentais e aplicados desta área da biotecnologia, determinando os processos que influenciam a expressão, acumulação e estabilidade da proteína recombinante, e identificar formas de controlar estes processos para a produção.

Rita Abranches é licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Completou o doutororamento em Biologia Celular no John Innes Centre em Inglaterra em 2000, e realizou posteriormente um pos-doutoramento na North Carolina State University nos Estados Unidos. Regressou a Portugal em 2002, tendo integrado o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, primeiro como pos-doc e depois como Investigadora Auxiliar. Actualmente é Investigadora Principal e lidera o grupo de Biologia Celular de Plantas no ITQB.


Comente esta notícia