Voltar

CEBAL estuda bagaço e descobre efeitos em células cancerígenas

CEBAL estuda bagaço e descobre efeitos em células cancerígenas


Bagaço da azeitona dá bioetanol mas também um composto fenólico que interfere em células cancerígenas. Investigação do CEBAL dá origem a abordagem terapêutica.  

Da transformação da azeitona em azeite resulta um resíduo em grande quantidade que é o bagaço. O bagaço da azeitona é utilizado, neste momento, na produção de bioetanol usado na fertilização dos solos e como combustível em caldeiras de biomassa. Mas, investigadores do CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo descobriram que, além de bioetanol, o bagaço da azeitona também tem compostos bioactivos que maximizam os efeitos da quimioterapia em células humanas do cancro da mama.

A investigação do CEBAL não só permitiu aumentar em 30 por cento o rendimento do bioetanol como, conforme nos explica Fátima Duarte, Investigadora principal do CEBAL e coordenadora desta investigação, depois de caracterizados e estudados os compostos bioactivos, conseguiram testar a acção de um composto fenólico em células tumorais. 

Depois de perceberem que as células tumorais incubadas com o composto fenólico designado hidroxitirusol, ao fim de algum tempo começavam a não proliferar ou a morrer, os investigadores consideraram a abordagem terapêutica desta descoberta.

A importância de um subproduto em abundância no Alentejo para o avanço da ciência e um passo importante do CEBAL para o eventual surgimento de novas terapêuticas de combate ao cancro da mama.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.