Simbolo da CDU

E é neste contexto, que a CDU de Moura considera que, tomando partido da centralidade geográfica do concelho, “é possível” afirmá-lo “como exemplo no novo paradigma do equilíbrio entre a agricultura e o ambiente da transição digital e energética, com componente industrial e de investigação”. Neste documento, a CDU de Moura recorda, também, entre outras matérias, que se deve centrar atenções nas questões do “povoamento” e de uma “ligação mais estreita com instituições de ensino superior associado à formação profissional e a centros de investigação sectoriais, incluindo a consolidação dos Cursos de Ensino Superior Técnico Profissional”. Isto mesmo explica à Voz da Planície André Linhas Roxas, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Moura.

“O documento foi enviado em nome dos vereadores da CDU na Câmara Municipal de Moura”, por considerarem que “este é um documento importante que determina a orientação do investimento público para uma década” e por prever o reequacionar de “instrumentos estratégicos de decisão para o futuro, entre eles o PNPOT – Programa Nacional de Políticas do Ordenamento do Território e o PNI-2030 Programa Nacional de Investimentos, que mereceu agora uma visão crítica do Conselho Superior de Obras Públicas”, refere o documento da Coligação Democrática Unitária de Moura enviado à nossa redação. “Ao nível da região perspetiva-se, também, uma revisão do PROT – Programa Regional de Ordenamento do Território para o Alentejo e está a decorrer em versão confinada uma discussão sobre a Estratégia Regional Alentejo 2030. Encontra-se, ainda, em revisão, a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), documento fundamental de intervenção na base económica regional”, recorda a CDU de Moura.

“Dentro de uma perspetiva de oposição construtiva e responsável, os vereadores eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Moura, apresentaram “uma visão estratégica” onde constam, igualmente, para além dos aspetos já identificados e segundo André Linhas Roxas, “o melhoramento das questões ambientais, a criação de uma rede de estruturas de apoio social e a promoção do marketing territorial, com destaque para a divulgação das potencialidades do concelho”.

“Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Moura vão apresentar à população estas linhas de orientação nos próximos meses”, assegura André Linhas Roxas, revelando que questionaram “o executivo municipal, de modo a saber se foram dados contributos por parte da autarquia, não tendo, contudo, até à data deste comunicado obtido resposta.” 


Comente esta notícia