Voltar

Castro Verde repudia municipalização da educação

Castro Verde repudia municipalização da educação


Na última sessão da Assembleia Municipal de Castro Verde foi aprovada, por maioria, com uma abstenção do PSD-CDS, a Moção "Por uma Escola Pública de qualidade. Não à sua Municipalização!", proposta pelos eleitos da CDU.

Segundo o documento o ensino público assume-se como uma das mais relevantes conquistas civilizacionais do século passado em Portugal, promovendo, com a Revolução dos Cravos, a qualificação e igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos portugueses e que compete ao Estado a função de garantir a equidade e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, assegurando as mesmas competências a todos os alunos que frequentem o ensino público.

Na Moção é também afirmado que passar a educação para os municípios, como o Governo quer, representa uma indesejável desresponsabilização do Estado no que se refere a funções sociais que o mesmo deve assegurar, neste caso através da promoção e do financiamento de uma educação pública com qualidade para todos, e que justificam os impostos coletados aos contribuintes.

Para a Assembleia Municipal de Castro Verde é rigorosamente inaceitável que o ensino público se possa pautar por critérios de eficiência económica, que se traduzam na promoção de contrapartidas monetárias às câmaras municipais, colocando em risco a qualidade de educação que a escola pública deve garantir.

Nesse sentido, a Moção repudia as políticas de destruição da Escola Pública e exige uma educação para todos e todas, uma escola inclusiva, gratuita e de qualidade que rejeita lógicas de privatização do sistema.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.