Voltar

Atualidade

Campanha arqueológica do Outeiro do Circo arranca em agosto

Atualidade

Campanha arqueológica do Outeiro do Circo arranca em agosto


Os trabalhos arqueológicos no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo vão decorrer entre 3 e 28 de agosto, naquela que será a segunda campanha de investigação do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo.

A campanha deste ano vai incidir “na continuação dos trabalhos desenvolvidos em 2019, com a escavação da zona de muralha e da área interior do povoado”.

No ano passado, “os trabalhos realizados permitiram a identificação de derrubes da muralha e de níveis com materiais arqueológicos relacionados com ocupações posteriores à Idade do Bronze”.

Miguel Serra, arqueólogo responsável pelas escavações, revela à Voz da Planície que a campanha arqueológica do Outeiro do Circo, este ano “terá de ser diferente do habitual” face à pandemia. Contudo, Miguel Serra espera que isso não afete os trabalhos de campo previstos e que surgem na continuação dos trabalhos iniciados em 2019.

Quanto às ações de divulgação que se associam ao projeto serão este ano mais restritas, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus e, nesse sentido, Miguel Serra esclarece que não se vão realizar algumas ações habituais como o ciclo de conferências e o Campo Internacional de Arqueologia. Também as ações de Educação Patrimonial dirigidas a grupos de jovens não vão acontecer, nem as visitas guiadas.

A equipa científica coordenada pelos arqueólogos Miguel Serra, Eduardo Porfírio e Sofia Silva, contará com voluntários locais, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento das Universidades de Coimbra, Lisboa, Évora e Santiago de Compostela e arqueólogos profissionais.

O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto. 


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Ornatos Violeta celebram 25 anos de “O monstro precisa de amigos”

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.