covid19

No Site do Centro Paroquial e Social do Salvador há um comunicado da Direção onde se pode ler que depois da “despistagem efetuada”, no passado dia 19, aos “utentes e colaboradores do Lar de Idosos Polo I, pela Autoridade de Saúde Pública” foram identificados “39 casos de Covid-19 nos utentes e 14 nos colaboradores”. Pode ler-se, também, que “uma das utentes faleceu pois não resistiu à infeção”. A Direção informa, ainda, que “os utentes estão isolados e separados dos demais”.

No Centro de Paralisia Cerebral de Beja, a informação é disponibilizada, igualmente, através das redes sociais, e refere que a instituição tem “22 casos de infeção” identificados por Covid-19. A mesma publicação esclarece que se trata de “10 utentes do Lar Residencial e 4 colaboradores afetos a esta resposta social. 4 utentes do CAO que se encontram a recuperar em casa. 4 colaboradores de outros serviços e 2 colaboradores recuperados.”

Nesta instituição, “a situação está a ser acompanhada pela Saúde Pública da ULSBA, Segurança Social, Proteção Civil, Câmara Municipal de Beja e Cruz Vermelha Portuguesa”. E “todos os casos positivos continuam estáveis”, é referido, igualmente, no Facebook da instituição. Recorde-se que este surto foi divulgado pelo CPCB, nas redes sociais, inicialmente, a 7 deste mês, altura em que foram detetados os 2 primeiros casos de Covid-19.

Nos Bombeiros Voluntários de Beja o número de casos é 15, com sintomas ligeiros ou sem sintomas e amanhã vão ser mais bombeiros testados pela Saúde Pública e há, também, alguns que terão de fazer novo teste para verificação da resolução da infeção e regresso ao serviço, segundo o presidente da Direção Rodeia Machado.

No Lar da Fundação Joaquim Honório Raposo em Salvada são 19 as pessoas infetadas e apesar do surto ter sido identificado a partir da morte de uma utente, no Hospital de Beja, tudo “está tranquilo” e “os idosos não apresentam sintomas”, de acordo com a diretora técnica Palmira Fernandes.

De referir, ainda, que a vacinação dos lares já está a decorrer e que este procedimento inclui os da cidade de Beja onde alguns dos idosos recebem hoje, a primeira dose.


Comente esta notícia