Voltar

Política

Beja: Orçamento para 2021 aprovado e "sem tentações eleitoralistas"

Política

Beja: Orçamento para 2021 aprovado e "sem tentações eleitoralistas"


O Orçamento e as Grandes Opções do Plano de Beja para o ano de 2021 foram aprovados em sessão da Assembleia Municipal, no passado dia 14, com os votos a favor do grupo do PS e as abstenções dos eleitos da CDU, PSD, BE e Movimento Por São Matias Com Todos. O Orçamento aprovado é de 38 milhões e 939 mil euros e tem mais 4 milhões de euros do que o de 2019. Paulo Arsénio diz que este é um Orçamento "equilibrado e sem tentações eleitoralistas", que não "coloca em perigo a sustentabilidade financeira da Câmara".

A Câmara de Beja explica, entre outros aspetos, que o aumento de 4 milhões de euros deve-se ao “aumento das transferências previstas do Orçamento Geral do Estado (+ 1,1 milhões de euros) e das transferências relativas à aceitação das competências no domínio da educação (+ 3,5 milhões de euros)”. É acrescentado que as despesas correntes em 2021 vão ser “mais baixas do que as de 2020, situando-se nos 63,23%.” As declarações são de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja.

"Para as Grandes Opções do Plano estão reservados cerca de 14 milhões de euros", é revelado também, referindo que as mesmas integram “as prioridades do atual mandato em fase de execução ou com a perspetiva de se iniciariam em 2021”. Neste caso, Paulo Arsénio avançou que contemplam, entre outras obras, o "Mercado Municipal, as Piscinas Descobertas, o lançamento da 2ª fase de construção da zona empresarial Norte da cidade, os Paços do Concelho, o lançamento da empreitada do Fórum Romano, o início do edifício do CEBAL e o apoio às obras do Museu Rainha Dona Leonor".

Foram também aprovadas todas as propostas do Executivo no que respeita aos impostos municipais, “com várias votações cruzadas das diferentes bancadas representadas na Assembleia Municipal de Beja”, é referido. “Assim a taxa de IMI aplicável a prédios urbanos do concelho de Beja em 2021 será de 0,32%, sendo majorados em 30% os prédios devolutos identificados como tais pela Câmara Municipal e havendo uma redução de 20, 40 e 70 euros para agregados com 1, 2 e 3 ou mais filhos até aos 26 anos de idade”, é, igualmente, avançado.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.