Voltar

Atualidade

Balanço Ano Agrícola 2020: Pandemia e falta de políticas adequadas agravam situação de agricultores

Atualidade

Balanço Ano Agrícola 2020: Pandemia e falta de políticas adequadas agravam situação de agricultores


A CNA sublinha as dificuldades que em 2020 incidiram sobre a Agricultura Familiar, sobretudo devido à pandemia de COVID-19, e devido às opções políticas do Governo e do Ministério da Agricultura. São necessárias outras e melhores políticas agro-rurais para defender a produção nacional e a soberania alimentar do país.

Em consequência da pandemia, as limitações à circulação de pessoas e produções expuseram as fragilidades do sistema alimentar dominante baseado no comércio internacional.

Porém, as políticas definidas pelo Governo e por Bruxelas continuam focadas na grande agricultura, mais intensiva, mais concentrada, e também mais privilegiada, com capacidade e vocação exportadora, negligenciando e prejudicando a agricultura familiar e os pequenos e médios agricultores que abastecem o mercado interno.

A grande diminuição da atividade da restauração e hotelaria e a opção inicial de decretar o encerramento das feiras e mercados de proximidade, penalizaram bastante a agricultura familiar. Contudo, a CNA contestou e conseguiu reabrir e manter abertos mercados e feiras.

Logo no início da pandemia, animais e lacticínios ficaram por vender, as colheitas apodreceram, e outras culturas ficaram atrasadas ou por fazer. Posto isto, foi difícil manter preços baixos em produtos como o azeite tradicional, leitões, borrego, carne bovina, queijos, entre outros, devido à pandemia e às importações desnecessárias de bens agroalimentares.

A CNA destaca positivamente, o aumento do valor do Regime Pequena Agricultura, de 600€ para 850€.

Em suma, são muitos os problemas que afetam diretamente a agricultura familiar, uma agricultura que garante e protege a agro-biodiversidade e o ambiente, produz grande parte do abastecimento do mercado interno e os mercados de proximidade, com produto de qualidade e culturalmente adequados. Segundo a CNA, são necessárias melhores políticas agro-rurais de forma a defender a produção nacional e a soberania alimentar do país.


PUB
PUB

Concertos

Within Temptation anunciam nova data para Portugal

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.