Voltar

Autárquicas 2013: Ourique

Autárquicas 2013: Ourique


Ourique, que já foi liderado pelo PSD, APU, PCP/PEV e actualmente pelo PS, só por duas vezes atingiu percentagens de votos superiores aos 50 por cento. Uma foi em 1985 e a outra foi nas anteriores eleições, em 2009. 

Ourique é um concelho curioso no que diz respeito aos resultados das eleições autárquicas. Sendo que o PPD/PSD foi, até ao momento, a força política mais votada, os resultados mostram que há, entre eleições, grande variação de votos.

Nas primeiras eleições autárquicas, realizadas em 1976, o candidato vencedor foi Ramiro de Vilhena, pelo PPD/PSD, o qual se manteve à frente dos destinos do concelho durante dois mandatos, eleito, em ambos os casos, com uma percentagem de votos na ordem dos 47 e meio por cento.

No acto eleitoral de 1982, Ourique escolheu para presidente de Câmara Francisco Felgueiras, concorrente pela APU - Aliança Povo Unido.

Em 85, e pela primeira vez com uma percentagem de votos acima dos 50 por cento, os ouriquenses regressam ao PSD, mas desta vez com a eleição de António Semedo.

Em 1989, Ourique volta a eleger um candidato de uma coligação de esquerda: O PCP/PEV liderado por José Filipe Estevens. A sua eleição foi "resvés campo de Ourique" com o candidato do PSD, ou seja, 34,54 contra 33,71 por cento dos votos.

Em 1993 o PSD regressa à presidência da Câmara de Ourique com José Raul dos Santos, que se manteve à frente dos destinos do concelho durante três mandatos. Nas eleições de 2001, data em que José Raul é eleito para o terceiro e último mandato, o PS - que até aqui aparecia como uma força política residual - sobe aos 38,52 por cento.

Nas eleições seguintes, em 2005, é a vez de Ourique experimentar nova tendência política, com a eleição de Pedro do Carmo, pelo Partido Socialista, com 45,62 por cento dos votos.

Em 2009, Pedro do Carmo atinge a maior votação de sempre na história do Poder Local Democrático em Ourique, arrecadando 66,65 por cento dos votos. Recorda-se que só em 1985, António Semedo, pelo PSD, tinha subido a fasquia dos 50 por cento, eleito por 52,54 por cento do eleitorado de Ourique.

No que diz respeito às próximas eleições autárquicas, já são conhecidos os candidatos ao município de Ourique pelo PS, CDU e PPD/PSD.

Pelo PS recandidata-se Pedro do Carmo, o actual presidente de Câmara de Ourique.

Pelo PDS foi proposto o nome de Sérgio Marçal.

E, pela CDU, a coligação que agrega PCP e os Verdes, o rosto escolhido foi o de António Colaço.

Com cerca de 5 389 habitantes, o concelho de Ourique é composto por seis freguesias: Conceição, Garvão, Ourique, Panóias, Santa Luzia e Santana da Serra.

No que diz respeito à reorganização administrativa do território, Ourique vai ter duas uniões de freguesias: a de Panoias e Conceição e a de Garvão e Santa Luzia.

Zona de montado e produção em extensivo, o concelho de Ourique é conhecido pela produção de porco de raça alentejana. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.