Voltar

Atlas Eleitoral Autárquicas 2017 destaca concelho de Vidigueira

Atlas Eleitoral Autárquicas 2017 destaca concelho de Vidigueira


O Atlas Eleitoral Autárquicas 2017 da Voz da Planície destaca nesta segunda-feira, o concelho de Vidigueira.

Localizado a 23 quilómetros de Beja, situa-se o concelho de Vidigueira, com uma área de 315,8 km2 e com uma população residente que ronda os 7000 habitantes. O concelho é constituído por 4 freguesias: Pedrogão, Selmes, Vidigueira e Vila de Frades.

Este pequeno concelho está delimitado pela Serra do Mendro a Norte, o rio Guadiana a Leste e a planície que se estende até perder de vista para Sul. É nesta harmonia entre serra, planície e rio que assenta a riqueza das terras, onde proliferam as hortas, laranjais, vinhas, olivais e os campos de cereais.

A história da região estende-se ao longo dos séculos, mantendo até hoje, vestígios dos povos que por lá passaram. Na riqueza histórica são notórias as influências da igreja católica. Vidigueira possuí um valioso património, de onde se destacam a Igreja de São Francisco, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem.

A vitivinicultura e a olivicultura, produções desenvolvidas com a implantação do regadio, devido ao Alqueva, surgem como fatores determinantes da prosperidade económica do concelho, pois assumem a base económica do território.

A conceituada excelência das produções de vinho e azeite é responsável pelo desenvolvimento das agroindústrias cujo grau de especialização lhes confere uma função de grande importância no contexto do concelho e da região Alentejo.

A qualificação daqueles sectores está ancorada na denominação de origem de produção de vinhos e azeites de qualidade, aos quais se juntam outras produções agrícolas, como o queijo, os enchidos, o mel, entre outros.

A Câmara Municipal de Vidigueira é liderada por Manuel Narra, da CDU, que está a completar o terceiro mandato, consecutivo, à frente dos destinos desta autarquia. Nas eleições autárquicas de 2013, a CDU venceu com 1.656 votos, mais 453 do que os obtidos pela candidatura do PS.

Nas autárquicas 2017 apresentam-se a votos em Vidigueira: a CDU, que aposta em Rui Raposo, o PS que tem como cabeça de lista José Miguel Almeira e o Movimento Vidigueira Independente (MVI), que tem Helena D'Aguilar a liderar a candidatura.

Quanto às freguesias do concelho, ou seja a de Pedrogão, Selmes, Vidigueira e Vila de Frades são todas lideradas pela CDU.

Rui Raposo, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Vidigueira, afirma que votar na Coligação é votar num futuro. Acrescenta que tem uma equipa nova e o projeto mais preparado para comandar os destinos deste concelho.

José Miguel Almeida, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Vidigueira, frisa que protagoniza uma candidatura forte e mobilizadora, que tem como objetivos criar um concelho para investir, confiar e viver.

Helena D'Aguilar, a cabeça de lista do Movimento Vidigueira Independente (MVI) à Câmara Municipal de Vidigueira, releva o facto, de estar à frente de uma candidatura independente, que surgiu da vontade das pessoas e de ter um projeto concreto e sólido para o concelho.


PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.