ODSlocal

Na sessão de abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou o seu apoio à iniciativa liderada pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), através de uma mensagem na qual defende a intervenção dos municípios e dos responsáveis locais como motores de inovação. 

O secretário-geral da ONU referiu que “Os municípios e os atores locais são fundamentais para que seja possível alcançar muitas das metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A pandemia da Covid-19 enfatizou ainda mais o papel crucial dos municípios na resposta imediata e na prestação de serviços públicos essenciais. As administrações regionais e locais tomaram medidas rápidas para prevenir e mitigar a propagação do vírus e responder às perturbações causadas pela pandemia. São cada vez mais os municípios que agora se comprometem a comunicar o seu progresso na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive através de Relatórios Locais Voluntários”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou, numa mensagem transmitida por vídeo durante a sessão de apresentação do ODSLocal, que a atual situação pandémica não pode desviar a sociedade e dos decisores políticos da concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável inscritos na agenda 2030 da ONU.

Segundo nota de imprensa, a sessão foi encerrada por Filipe Duarte Santos, Presidente do CNADS, que salientou as várias crises que ameaçam a sociedade, desde as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, à crise social e pandémica, e a necessidade de intervenção das cidades, regiões e dos seus agentes para ajudar a ultrapassar a profunda crise que abalou os pilares fundamentais da sociedade e contribuir para a construção de um futuro melhor.


Comente esta notícia