Voltar

Alqueva também é para abastecimento público às populações

Alqueva também é para abastecimento público às populações


Os vereadores da CDU, na autarquia de Aljustrel, afirmam que Alqueva também é para abastecimento público às populações.

Tendo em conta os baixos níveis da capacidade da Albufeira do Roxo, que actualmente se verificam, os vereadores da CDU, apresentaram na última reunião de Câmara uma proposta, que foi aprovada por unanimidade, e que vai seguir para o ministro da Agricultura, relativamente a esta situação.

No documento, é recordado que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva quando foi concebido previu, para além do grande impulso que iria gerar na agricultura alentejana, o apoio ao abastecimento público de água às populações.

É também afirmado, que este ano estamos a passar por uma situação de alarme, já que os registos de pluviosidade apresentam valores muito inferiores às médias de anos considerados normais.

Manuel Nobre, vereador da CDU na autarquia de Aljustrel, começa por falar da situação em que se encontram as albufeiras do Alentejo, nomeadamente a do Roxo, que tem a vertente de abastecimento público de água aos concelhos de Aljustrel e de Beja, neste momento cifra-se em cerca de 20% a sua reserva de água, em contrapartida a albufeira-mãe de Alqueva regista 80% da sua capacidade máxima, ou seja, cerca de três mil e duzentos milhões de metros cúbicos, o equivalente à capacidade de quarenta barragens da dimensão da do Roxo.

Posto isto, Manuel Nobre afirma que não existe falta de água no Baixo Alentejo, mas sim uma distorcida gestão dos recursos hídricos podendo colocar em causa a qualidade da água que é distribuída às populações.






PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.