Voltar

Atualidade

Alqueva integra projecto internacional inovador

Atualidade

Alqueva integra projecto internacional inovador


Alqueva faz parte de um projecto internacional inovador tendo em vista a detecção de fuga de água em grandes redes de distribuição.

A redução de fugas em grandes redes de distribuição de água foi identificada como um dos desafios do Horizonte 2020, para contribuir para a criação de uma sociedade eficiente em termos hídricos e energéticos e resiliente aos impactos das alterações climáticas.

Nesse sentido, no projeto H2020 WADI desenvolveu-se um conceito inovador para detecção de fugas de água nestas redes, que consiste na utilização acoplada de dispositivos ópticos de monitorização remota, instalados em plataformas aéreas complementares (aviões e drones).

Segundo a EDIA, “esta metodologia permite uma monitorização precoce das fugas de forma precisa, mesmo em sistemas de difícil acesso, sendo uma alternativa mais eficiente e barata aos métodos locais disponíveis e mais fiável do que a detecção por satélites”.

Ainda de acordo a EDIA “a aplicação deste sistema vai permitir aumentar a eficiência do uso da água” e a “metodologia será demonstrada em dois sítios piloto, na região da Provença para desenvolvimento da metodologia e validação da tecnologia, e no empreendimento do Alqueva, para demonstração operacional”.

Afirma também a EDIA que “o sistema WADI foi já aplicado para validação preliminar na infraestrutura da rede de água da Société du Canal de Provence e no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva”. A plataforma aérea voou sobre 3 áreas com alto potencial de humidade do solo, para detecção de várias fugas de água criadas artificialmente, validando o procedimento de detecção”.




PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.