Voltar

Cultura

Aljustrel: exposição de pintura “Revisitar Vespeira”

Cultura

Aljustrel: exposição de pintura “Revisitar Vespeira”


As Oficinas de Formação e Animação Cultural, em Aljustrel, recebem esta tarde, às 18.00 horas, a inauguração da exposição de pintura “Revisitar Vespeira 1925-2002”.

Esta mostra, tal como o nome indica, pretende “revisitar” o longo, diversificado e criativo percurso artístico de Marcelino Vespeira, dando a conhecer as obras das várias fases desta figura incontornável da pintura portuguesa do século XX.

Marcelino Macedo Vespeira nasceu a 9 de Setembro de 1925, no Samouco, Alcochete, numa família de camponeses e pescadores artesanais. Em 1937 frequentou a Escola de Artes decorativas António Arroio, em Lisboa, onde seguiu para o Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes que só frequentou durante um ano, em 1942, passando a dedicar-se à publicidade e às artes gráficas.

Pintor neorrealista, no seu início, Marcelino Vespeira voltou-se depois para o surrealismo, não sem antes passar pelo abstracionismo geométrico e lírico. No final do seu percurso artístico regressou ao surrealismo.

Marcelino Vespeira, faleceu a 22 de Fevereiro de 2002, deixou uma vasta obra, alguns dos seus trabalhos podem agora ser apreciados em Aljustrel.






PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.