Voltar

Atualidade

Aljustrel assinou protocolo para a recuperação ambiental da Ribeira do Roxo

Atualidade

Aljustrel assinou protocolo para a recuperação ambiental da Ribeira do Roxo


O Município de Aljustrel e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram, na sexta-feira passada, um protocolo, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, que permite que o fundo ambiental financie intervenções para a recuperação ambiental da Ribeira do Roxo.

“Com a assinatura deste protocolo dar-se-á início ao restabelecimento ambiental do troço da ribeira entre o Monte do Cascalho (ponte para a Corte Vicente Anes) e o local de Calveiras da Granja, a jusante da ponte da estrada 527-2”, frisa o comunicado do município aljustrelense. 

Segundo explica o documento, “o projeto, desenvolvido pela Associação de Beneficiários do Roxo, no valor de 150 mil euros, possibilitará o desassoreamento e desobstrução da ribeira, uma vez que, pequenos episódios de precipitação conduzem diretamente à ocupação de áreas agrícolas, mas também à inundação de parte das estradas 383 e 527-2”. 

Nesse sentido, “serão removidos inertes e vegetação instalada no curso de água, será efetuada a reposição do curso natural nas margens, com a remoção de antigos muros, e será feita a recuperação ambiental com a trituração de parte da vegetação dos taludes da ribeira, criando-se faixas arborizadas que absorvam os nutrientes em circulação e evitem o arrastamento de solo pelo seu curso”. 

A autarquia de Aljustrel recorda que o Programa de Estabilização Económica e Social prevê que o Fundo Ambiental financie intervenções de reabilitação de leitos e margens ribeiras com recurso a técnicas de engenharia natural.

A cerimónia aconteceu em Oliveira do Bairro e contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, sendo o Município de Aljustrel representado pelo vice-presidente Carlos Teles. 


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.