Voltar

Agricultura

ACOS: “Extensivo” deve ser marca de qualidade

Agricultura

ACOS: “Extensivo” deve ser marca de qualidade


“Com mais de 600 inscritos dos dois lados da fronteira, o webinar luso-espanhol sobre «A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC»”, realizado no passado dia 5, “atingiu os objetivos propostos pelos organizadores e revelou a importância do trabalho conjunto”, refere a ACOS, em comunicado.

Como conclusões deste seminário sobressaíram “a relevância da pecuária extensiva como setor produtivo gerador de riqueza, o seu inquestionável contributo para o combate à desertificação do interior, a importância das raças autóctones e dos produtos de qualidade que originam, a especificidade do sistema agro-silvo-pastoril do montado/dehesa a nível ibérico, com características únicas na Europa. Tendo em conta a relevância do que une os dois lados da fronteira, foi manifestada a necessidade da sua defesa e valorização, posição reforçada pelos ministros da agricultura de Portugal e de Espanha que relevaram estar a trabalhar em conjunto na resolução de questões comuns, designadamente na definição dos planos estratégicos da PAC 21-27, assim como em relação ao período de transição como forma de minimizar desequilíbrios”, diz o comunicado.

“Entre as conclusões do encontro realizado via plataforma Zoom, é de destacar ainda a defesa de uma marca «Extensivo» como forma de diferenciação e valorização conjunta dos produtos e serviços provenientes de um modo de produção amigo do ambiente, gerador de dinâmicas de povoamento de zonas rurais do interior, que reduz a carga combustível e de risco de incêndio, que promove o aumento de matéria orgânica e de biodiversidade, com benefícios económicos, sociais e de coesão territorial”, é , igualmente referido.

“Um dado constatado com apreensão foi o reduzido nível de organização dos produtores pecuários, designadamente do lado português. Foi por essa razão destacada a necessidade de reforçar as organizações de produtores, com uma palavra à administração pública para a criação de legislação adequada, com redução da carga burocrática e reforço de apoios específicos” é ainda frisado.

Recorde-se que a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha realizaram este webinar em substituição de um Congresso sobre a temática programado para a mesma data em Beja.


Foto: Agroportal.



PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.