"A Olivum já é um sucesso"
Tem um mês de existência, sede em Beja e o presidente da Direcção, Joaquim Vilhena, considera que a Olivum - Olivicultores do Sul, já é um sucesso. A revelação foi feita ao "Preto no Branco" desta semana, por Joaquim Vilhena.

A Olivum nasceu da necessidade de existir na região, uma Associação que representasse um sector, em franca expansão, mas que até à data da sua criação carecia de quem defendesse os seus interesses, esclareceu Joaquim Vilhena, no "Preto no Branco", desta semana, dizendo que a organização é aberta a todos, porque é preciso estar-se unido, para se ser ouvido e ganhar escala.
Apenas com um mês de existência, a Olivum já tem associados, cerca de 23 mil hectares, um feito, num tão curto espaço de tempo, que significa o sucesso que a Associação já conseguiu atingir, frisou o presidente da Direcção. Mas Joaquim Vilhena avançou que se quer chegar aos 40 mil e que esse objectivo é atingível.
Joaquim Vilhena garantiu, igualmente, que a Olivum sabe o que quer e aonde quer estar, daqui a um ano. Neste contexto, explicou as vantagens que os associados têm, identificando questões relacionadas com a negociação dos preços praticados no uso da electricidade e seguros, entre outras, como uma forma dos produtores/empresários agrícolas poderem rentabilizar os seus investimentos. A longo prazo, falou de projectos que passam pela criação de parcerias com a Escola Superior Agrária de Beja (ESAB), na área da investigação.
Realizar palestras, para dar a conhecer outras experiências aos seus associados é outro dos objectivos, que a Olivum pretende atingir no espaço de um ano.