azeite

É nos dias 12 e 13 de abril que cerca de 40 jurados, oriundos dos mais diversos pontos do mundo, vão selecionar, entre os 150 candidatos, os vencedores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Crédito Agrícola Ovibeja, que concorrem com as categorias de Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso.

A “Rota do Azeite” pretende dar a conhecer a realidade atual da região a jornalistas nacionais e internacionais, além de lhes dar a oportunidade de “conferir ,in loco, o rigor das normas inerentes ao único concurso português de âmbito internacional, classificado em 1º lugar”. Os jornalistas vão, também, participar em provas de azeites e conhecer um lagar e a atividade olivícola da região, tal como explica Claudino Matos, diretor-geral da ACOS – Agricultores do Sul.

“Estimular o empenho na máxima qualidade para a abordagem profissional dos mercados externos é um dos objetivos do Concurso de Azeites Ovibeja”, iniciativa que decorre este ano sob o mote da maior produção de azeite desde que há memória, em Portugal, com cerca de 125 mil toneladas, sendo que o Alentejo representa 78% da produção nacional.

Ainda no âmbito da fileira do azeite, a ACOS em parceria com a Olivum promovem, no decorrer da Ovibeja, a 28 de abril, o Simpósio Internacional do Azeite.

“A qualidade associada à competitividade e à comercialização internacional de azeite, como estímulo à cultura de excelência dos azeites nacionais” é o tema em destaque deste seminário, que também se debruça sobre a sustentabilidade do olival e o ambiente.

No mesmo dia, vão ser entregues os prémios aos vencedores do 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, iniciativa organizada pela ACOS, em colaboração com a Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.





Comente esta notícia

Galeria de fotos