Voltar

25 de Abril: Comemorações da Revolução dos Cravos prosseguem hoje

25 de Abril: Comemorações da Revolução dos Cravos prosseguem hoje


Hoje, dia 25 de Abril, as comemorações da Revolução de 1974 prosseguem por todos os concelhos do distrito de Beja.

Em Beja, na manhã de hoje, o Centro Histórico é o palco do Desfile da Liberdade, com partida agendada para as 09.30 horas na Praça da República. O Desfile da Liberdade percorre as ruas da cidade passando por alguns pontos que ajudam a contar a história desta data incontornável da democracia em Portugal. A Sessão Solene realiza-se no salão nobre do antigo Governo Civil, pelas 12. 00 horas e à tarde estão previstas diversas atividades desportivas e culturais, no Jardim Público.

Penedo Gordo, da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista de Beja recebe também, diversas atividades e começam cedo com Passeio de Orientação, pelo Grupo de Caminheiros, com BTT Geração Radical e BTT Jornal do Moinho. Realiza-se ainda, Torneio de Futebol e a manhã culmina no almoço aberto, às 13.00 horas. Nesta localidade pode apreciar ainda, Exposição "42 anos de Poder Local Democrático" e durante a tarde diversas atividades desportivas.

Em Aljustrel, há Cerimónia de hastear a bandeira nacional e Assembeia Municipal extraordinária Evocativa do 25 de Abril, durante a manhã. A tarde é preenchida, com atuações de grupos corais e atividades desportivas e lúdicas, dedicadas aos mais novos e aos mais velhos.

Almodôvar realiza jogos tradicionais e uma sessão solene comemorativa da Revolução de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Em Alvito há arruada com a Banda dos Bombeiros, almoço convívio e atuação de grupos corais.

Castro Verde faz logo cedo, o tradicional hastear da bandeira, na Praça do Município e recebe depois, no Parque da Liberdade uma "Manhã Liberdade", com atividades para todas as faixas etárias. Durante a tarde, atuam diversos grupos, no Anfiteatro Municipal, no espetáculo "Tarde Popular". Ao longo do dia há Jogos Concelhios e Arruada de Abril.

Em Cuba há atividades desportivas, almoço convívio e ao final da tarde a discussão sobre o tema "Do Portugal sem Direitos à Constituição de 1976", iniciativa que conta com a participação de Carreira Marques, deputado à Assembleia Constituinte, entre 1975-76.

Ferreira do Alentejo há içar da bandeira, atividades desportivas e baile durante a tarde.

Mértola faz hastear da bandeira e uma Conferência de Abril, com intervenções do capitão de Abril Carlos Beato e Manuel Monge, general e último Governador Civil de Beja.

Em Moura faz-se o hastear da bandeira e a autarquia homenageia dois antigos presidentes de Câmara, Manuel Mestre e Manuel Romana Ângelo, a título póstumo. É descerrada hoje também, a placa na piscina e no pavilhão gimnodesportivo.

Odemira realiza sessão solena da Assembleia Municipal e durante a tarde faz o Festival de Folclore, no Cerro do Peguinho.

Em Ourique há Corrida Colorida Solidária e Concerto de Cavaquinhos, no Cine-Teatro Sousa Telles.

Em Serpa há atividades desportivas para todas as idades, de manhã e de tarde, e ao final do dia, às 18.30 horas, no Cineteatro, um espetáculo de homenagem ao poeta Ary dos Santos.

Terminamos em Vidigueira que realiza a tradicional caminhada da manhã de Abril, à tarde promove lanche convívio e faz entrega de cravos.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.