Voltar

140.º Aniversário do Comando Distrital de Beja da PSP

140.º Aniversário do Comando Distrital de Beja da PSP


O Comando Distrital de Beja da Polícia de Segurança Pública fez, no sábado, 140 anos de existência, mas as celebrações estão marcadas, para hoje.

A data é assinalada com a realização, às 11.00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Moura, de uma cerimónia protocolar, que é presidida pela director Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Farinha.

Desta forma, a PSP pretende invocar os 140 anos de História no distrito de Beja. No dia 25 de Janeiro de 1877, o então Governador Civil de Beja, Mariano Joaquim de Sousa Feio,Visconde da Boavista, Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Nosso Senhor Jesus Cristo, sentindo a necessidade de criar uma Polícia na Cidade de Beja, à semelhança da Polícia Cívica, já nessa altura existente em Lisboa e cuja origem remonta ao século XIV, publicou um edital cujo teor era o seguinte: "Faço saber que tendo a Junta Real, na sua última sessão, votado os meios necessários para a organização na Capital deste Distrito de um Corpo de Polícia Civil, está aberto concurso, por tempo de 30 dias, contados da data deste Edital, para a admissão, na secretaria deste Governo Civil, de requerimento dos indivíduos que pretendam alistar-se como guardas deste cargo".

A Polícia Cívica deste distrito estava desta forma criada oficialmente. A 24 de Junho de 1877, entrou em funcionamento a Esquadra da Polícia Cívica de Beja. No dia 28 de Dezembro de 1952 foi criado o Posto da Polícia de Ferreira do Alentejo e, no ano de 1959, foi criado o Posto Policial de Serpa no dia 1 de Abril e, a 19 de Maio, o Posto Policial de Moura.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.