APRESENTAÇÃO


Terciário Social

21 de Julho de 2014


O “Terciário Social”, entendido como uma outra dimensão do desenvolvimento local em espaço rural é o tema em destaque neste programa.

Analisar o papel desempenhado pelas entidades operadoras no subsector terciário social, bem como perceber o impacto dos instrumentos de política para a promoção do desenvolvimento rural, na actividade destas entidades e consequentemente no espaço rural são os objectivos deste programa, que encerra os 35, programados no âmbito do projecto “Radiografias”.

Tendo em atenção que o número de pessoas idosas em Portugal mais que duplicou nos últimos 40 anos e que o Alentejo é a região do País que apresenta a pirâmide etária mais invertida, começámos por considerar para este espaço radiofónico, os serviços básicos que respondem às necessidades dos mais velhos, a consolidação da rede de equipamentos e serviços sociais, conducentes à melhoria da qualidade de vida, identificámos os casos de bloqueio e as necessidades de melhoria e deixamos pistas para o terciário social no período 2014-2020. David Machado, presidente da Associação de Desenvolvimento Local Integrado – Rota do Guadiana, é quem dá resposta a estas questões, assim como ao papel que as ADL – Associações de Desenvolvimento Local desempenham no suporte ao sector terciário.

Eduardo Graça, presidente da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, é quem faz referência ao papel da economia social, no contexto económico nacional, clarificando o conceito de terciário social.

As diferentes dimensões da actuação das entidades do terciário social, presentes no País e nesta região de baixa densidade, são apresentadas, através dos depoimentos de Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas e Lino Maia, que preside a CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

Neste que é o último “Radiografias”, os quatro intervenientes, David Machado, Eduardo Graça, Manuel Lemos e Lino Maia apresentam conclusões e deixam recomendações para uma maior coordenação e eficácia das políticas públicas, no terciário social.

O “Radiografias” sobre o tema “Terciário Social” vai para o ar nesta segunda-feira, dia 21, e pode ser acompanhado através dos 104.5 da nossa estação, ou através da nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.