APRESENTAÇÃO


Energias Alternativas

14 de Julho de 2014


Seja bem-vindo ao penúltimo “Radiografias” dedicado ao tema: “Energias Alternativas”. Numa altura em que cada vez mais se defende a ideia de que um modelo energético sustentável tem de se basear nas energias renováveis, quer estejamos a falar no combate ao efeito de estufa, quer na redução da dependência de fontes energéticas externas, este “Radiografias” tem como objectivo identificar o que cada uma das fontes de energia alternativa tem para oferecer num País, como o nosso, rico em recursos naturais, como o sol, o vento e as ondas, assim como dar exemplos de municípios, empresas e investigadores que estão a apostar nestas áreas de desenvolvimento.

Este “Radiografias” começa por apresentar o caso de um Município do distrito de Beja, o de Moura, que aposta há cerca de 15 anos na implementação e desenvolvimento das energias renováveis. Santiago Macias, presidente da autarquia mourense passou em revista o trabalho realizado até à data, na área da energia fotovoltaica, e identificou algumas das perspectivas de futuro para o concelho, nesta matéria.

Ainda, no âmbito da energia fotovoltaica, damos-lhe a conhecer também, neste programa, o exemplo de uma empresa, que opera em Moura, desde 2007, a “Plano B”, através do depoimento do seu proprietário Rui Fialho, assim como o projecto de uma Central Solar, de energia fotovoltaica, prevista para o distrito de Beja.

Para além do investimento no recurso natural sol, em Moura, na região, o Município de Almodôvar está a investir na produção de energia eólica e o presidente da Câmara António Bota faz neste programa, o ponto de situação no seu concelho, sobre esta aposta.

A energia hídrica é abordada, igualmente, neste espaço, com atenções centradas no contributo que a barragem do Alqueva dá, no que à produção de energia eléctrica se refere.