APRESENTAÇÃO


Emprego e desemprego no país e região

7 de Julho de 2014


Emprego e desemprego no país e região” é o tema deste "Radiografias", que tem como objectivo apresentar números, fazer o diagnóstico e apontar saídas.

Os números do emprego e desemprego, no País e região, são identificados, a este “Radiografias” pelo economista Eugénio Rosa, que tem feito diversos estudos sobre estas matérias.

O diagnóstico da região, ao nível do emprego e do desemprego, é feito por três responsáveis, focalizando atenções nas áreas, por excelência, em que as ofertas e as faltas mais se verificam. Castro e Brito, presidente da Direcção da ACOS – Agricultores do Sul, passa em revista o que se passa no sector da agricultura. Luís Lisboa presidente da Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja faz o ponto de situação, relativamente ao sector do comércio e Filipe Pombeiro, presidente da Direcção do NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral apresenta a realidade do sector empresarial. Castro e Brito, Luís Lisboa e Filipe Pombeiro deixam ainda, os caminhos que consideram mais adequados e que podem ajudar a ultrapassar os constrangimentos que identificaram.

Este “Radiografias” tem também, como objectivo identificar as respostas que estão a ser aplicadas na região, no combate ao flagelo do desemprego e neste contexto damos-lhe a conhecer, os diferentes projectos que a Cáritas Diocesana de Beja tem no terreno e que têm como finalidade contrariar os números que dizem que nos centros de emprego do Alentejo há 31 411 pessoas à procura de trabalho. Márcio Guerra, técnico de inserção e coordenador de projectos daquela instituição explica os mesmos, em pormenor.

A parentalidade positiva e a forma como as famílias conciliam emprego, trabalho e família são abordados, igualmente, neste programa. Paula Deus, responsável pela Chão dos Meninos – Associação de Amigos da Criança e da Família, em Évora, explica todas aquelas questões e a forma como a instituição que dirige, ajuda a ultrapassar as dificuldades que as mesmas representam.

O programa vai para o ar nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 18.00 horas e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação, ou através da nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.