Voltar

fotogaleria

Alqueva pode ser financiado pelo Plano Junker

fotogaleria

Alqueva pode ser financiado pelo Plano Junker


Os 200 milhões de euros que faltam para garantir mais 45 mil hectares de regadio para o Alqueva podem ser financiados pelo Plano Junker, anunciou o ministro Capoulas Santos na sessão de abertura da Ovibeja 2016.  

O ministro revelou que esta candidatura está integrada no Plano Nacional de Reformas, onde foi incluído, por sua proposta, um Programa Nacional de Regadios, que tem Alqueva e que foi aprovado nesta quinta-feira, dia 21, em Conselho de Ministros.

Na sessão de abertura, e no final do discurso, Capoulas Santos deixou também, o compromisso de concretizar o sonho de Manuel de Castro e Brito, tendo em vista a criação de uma Escola Profissional direcionada para as áreas do regadio.

A criação desta escola foi um dos sonhos de Castro e Brito recordados na cerimónia por Rui Garrido, o novo presidente da Direção da ACOS, que aproveitou a presença de Capoulas Santos para deixar alguns recados, relacionados com o PDR2020, as medidas agroambientais, Alqueva, o preço da água e a seca que já se faz sentir em algumas zonas do Baixo Alentejo.

Sobre o PDR2020, o ministro disse que a situação só ficará normalizada daqui por um ano. Relativamente às agroambientais, Capoulas Santos avançou que não vão abrir mais candidaturas porque a dotação foi ultrapassada. Quanto ao preço da água comprometeu-se a compatibilizar neste quadro financeiro atual, um preço de água justo e acessível.

João Rocha, o presidente da Câmara de Beja também marcou presença na sessão de abertura e nas palavras que proferiu, frisou que o futuro do Alentejo passa pela aposta nas agroindústrias, no aeroporto e na finalização das obras do IP8 e IP2. Neste contexto referiu que está tudo por fazer, que todos têm a responsabilidade de preservar o que foi deixado, de potenciar as diversas possibilidades da região e de combater os velhos do restelo porque o Alentejo tem futuro.

A sessão de abertura da Ovibeja ficou marcada pela ausência do seu mentor e pela homenagem que lhe foi prestada, no minuto de silêncio efetuado em sua memória, no vídeo que recordou as suas palavras, a sua vida, os seus sonhos e muitas ovibejas, assim como nas palavras emocionadas de Capoulas Santos, Rui Garrido e João Rocha sobre Manuel de Castro e Brito.
 

PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.