Voltar

Opinião: O que vai mudar em Setembro?

Opinião: O que vai mudar em Setembro?


Nas próximas eleições autárquicas, como em nenhumas outras desde 1976, a situação nacional vai ter grande influência nas decisões dos eleitores locais.

Na escolha do voto vão pesar tanto a qualidade dos candidatos e o conteúdo dos programas como os resultados de anos de péssima governação do País - o desemprego, o corte nos salários e nas pensões, o peso brutal dos impostos, a liquidação de direitos laborais e sociais, a destruição da Segurança Social, do Serviço Nacional de Saúde, da Escola pública e de outros serviços públicos, a limitação da independência.

É natural que a 29 de Setembro os eleitores peçam contas aos partidos responsáveis pela gravíssima crise política, económica e social que atinge os trabalhadores e o povo e que nos últimos dois anos tem empobrecido a maioria dos portugueses e o País. Esses partidos têm nome: PSD e CDS-PP. Os responsáveis pelo afundamento de Portugal - e pelas "palhaçadas" destes últimos dias - têm nome: Passos, Portas, Cavaco.

No distrito de Beja, onde a disputa eleitoral se trava sobretudo entre a CDU e o PS, os comunistas e aliados não deixarão de lembrar aos eleitores as responsabilidades também do PS e de Sócrates, que chamaram a troika estrangeira. E de denunciar as hesitações de Seguro em demarcar-se claramente das políticas de direita.

Note-se que, em relação às eleições autárquicas de 2009, as de Setembro próximo apresentam três diferenças significativas:

- A 1.ª: o PS já não está em S. Bento e os seus candidatos, apostando na falta de memória dos eleitores, vão adoptar um discurso demagógico de "oposição" à governação PSD/PP, como se o partido da rosa nada tivesse a ver com a crise.

- A 2.ª: o mapa das freguesias é outro, graças à extinção de autarquias imposta pela famigerada "reforma" de Relvas.

- A 3.ª diferença: no próximo mandato, o Poder Local terá menos meios, menos autonomia e menos democraticidade, também devido às "reformas" de Passos e Portas, caucionadas por Cavaco. 

Três mudanças de "cor"

Quanto a resultados, no distrito e Beja, não é arriscado prever - a 12 semanas de distância - que, se não acontecer entretanto nenhuma hecatombe, haverá dois ou três municípios a "mudar de mãos".

Assim:

- O PS manterá provavelmente a maioria nas câmaras de Odemira, Ferreira do Alentejo e Ourique, onde apresenta como cabeças de lista os actuais presidentes.

- A incerteza será maior em Aljustrel e Mértola, hoje de maioria PS mas aonde a CDU tem forte implantação e apresenta bons candidatos, encabeçados por Manuel Camacho e Miguel Bento;

- a CDU deve continuar em maioria em Serpa, Moura e Barrancos, na Margem Esquerda, em Castro Verde, em Vidigueira e em Alvito, já que além de apoio popular tem bons candidatos.

- Cuba é um dos concelhos que, provavelmente, mudará de liderança: Francisco Orelha não vai a votos, o PS apresenta nomes pouco conhecidos e a CDU aposta uma vez mais no prestígio de João Português.

- O caso de Almodôvar é singular: o PSD dividiu-se e o actual presidente, António Sebastião, agora em segundo lugar numa lista de "independentes", pretende "sair pela porta e entrar pela janela"... O PS pode reconquistar a maioria no município onde outrora "reinou" António Saleiro e o PSD ficar sem qualquer presidência de câmara no distrito.

- Finalmente, Beja. Este mandato do PS é, reconhecidamente, um fracasso: brigas pouco polidas com a oposição na câmara e na assembleia municipal, com as juntas de freguesia, com as colectividades, com a Ovibeja, com empresários e até com apoiantes e correligionários. Quanto a investimentos, nem "Vivaci" nem nada. Beja, a capital, ficou sem comboio para Lisboa, sem IP8, sem aviões... A única boa notícia é que a torre do Castelo não caiu.

Prevê-se, pois, que a CDU reconquiste a câmara de Beja. Por demérito da actual gestão PS e, sobretudo, por mérito da CDU - pelo trabalho de oposição persistente; pela aposta no saber e na experiência de João Rocha; pela escolha de uma equipa jovem e competente; pelo amplo leque de apoiantes conseguido; e, é claro, pelo seu projecto autárquico, com amplas provas dadas.

Comente esta notícia

É sempre bonito ver uma senhora falar em política como se fosse a diva das palavras. Quem está no PS de Cuba é de livre vontade? Na CDU obrigam-se as pessoas a apoiar ou a integrar as listas não? Você deve estar a confundir a CDU com o Salazar, a sua memória já não deve estar nas melhores condições. Só fala da maneira que a senhora fala quem não conhece mesmo as realidades, ideologias e práticas dos partidos. Vê-se mesmo que a srª não conhece o funcionamento da CDU e muito menos a dos partidos que compõem a CDU. Para já deixe-me informá-la que: A CDU é uma coligação entre O PCP e o PEV. agora vamos falar do partido e das pessoas que a srª apoia com tanta garra. O PS é um partido de oportunistas que têm o dom do discurso da mentira e da ilusão. Conseguem iludir as pessoas com as suas ditas práticas socialistas contudo, nunca as colocam em prática e são um dos principais culpados do estado do país. A nível da autarquia de Cuba, diga-me lá o que é que foi construído e feito como deve ser nestes anos todos que já saturam em que o seu partido está no poder? É com obras míseras que se gabam de obra feita? É com areia jogada para os olhos das pessoas que são democráticos e sociais? Não vejo nada de magnitude elevada que tenha sido feita para bem da população do concelho de Cuba. Quero também deixar uma nota sobre algumas pessoas que constituem as listas. A srª candidata a presidente da Câmara de Cuba, é uma pessoa que não esboça um sorriso a ninguém, nem numa daquelas raras oportunidades que tem para ouvirmos um bom dia ou boa tarde vindo da parte dela, para além desta fase em que anda a fazer campanha, não se vê em muitos estabelecimentos comerciais da terra onde reside. Obviamente que não é isso que faz dela ou não uma boa política mas, a nível político nós sabemos muito bem quem vai governar, enviando os recadinhos por trás, o Sr. Francisco Orelha, pessoa esta que já passou por muito na vida, é verdade mas, também fez e faz sofrer muita gente, inclusivamente pessoas que lhe deram a mão quando ele mais precisou. O jovem Luis Beco, hum... quem? Estúdio de gravação dos Virgem Suta? Eu sei é que existem os Ceifeiros de Cuba, os amigos do Cante, as Flores de Alentejo, a escolinha e música ou fábrica da música agora esses na Cuba não conheço e já agora, o que tem isso a ver para o caso? Que práticas políticas tem esse jovem? Há quanto tempo está ligado à política? A srª Raquel já tem uma longa ligação daí as políticas que ela vai praticar serem as mesmas do Sr. Orelha. Srª Manuela Silva, você rege-se pelo que consta? Pelo que ouviu falar? Deveria reger a sua vida pelo que sabe concretamente e pelos factos e não por suposições. Assim acaba por estar a insinuar na mesma, aquilo que você não pretende.

Francisco Barbarija

30/11/-0001

D. Manuela a senhora está fora do país e está a ser muito mal informada pela D. margarida Barradas esposa do conhecidissimo \"Beco\" que lhe vai dizendo aquilo que deve escrever, ou não tivessem as duas sido colegas de trabalho na Cruz vermelha de Beja

Joaquim Chaparrão

30/11/-0001

Sra Manuela Silva primeiro diz que a CDU faz pressões, ameaças, que as pessoas se mostram ao lado da CDU com medo de represálias e depois diz que não é com intenção de denegrir as pessoas da CDU, mas então como é possível dizer essas barbaridades da CDU sem denegrir as pessoas da CDU ??? A CDU são as pessoas, são os candidatos, são os apoiantes, se faz acusações a CDU faz também a essas pessoas, e depois tenta sacudir a agua do capote tenta amenizar as mentiras dizendo que é o que as pessoas de dentro do partido dizem , desculpa mais esfarrapada, diz todo esse rol de mentiras da CDU e depois com o maior descaramento diz que não é para denegrir os candidatos como se fosse possível separar a CDU dos candidatos. Vejo que a Sra Manuela fala com desconhecimento sobre os candidatos da CDU quando diz que tem que ser filiados no partido ou eram obrigados a isso, pois cara sra Manuela isso não e verdade e não mudou agora por conveniência como diz, pelo menos nos últimos 28 anos a CDU integra independentes nas suas listas, ao contrario de outros partidos que apesar de se dizerem livres, abertos mas na altura das listas vão cobrar os favores feitos o tacho entregue pressionando as pessoas que foram beneficiadas a fazer parte das suas listas. Depois fala da postura dos candidatos no que toca ao bom dia, boa tarde se critica os da CDU então a candidata do PS não será propriamente um exemplo, olhe eu nos meus 36 anos de vida nunca lhe ouvi um boa tarde ou um bom dia a sair da boca, mas com certeza o comportamento dela também vai mudar e vai começar a cumprimentar toda a gente. Quanto ao dinossauro usou os projectos deixados pelo anterior presidente, gastou 400 mil euros numa Arena Multiusos, que de Multiusos tem muito pouco para não dizer nada, gastou tanto ou mais em 5 ou 6 edições da feira de são Martinho que nada de novo trouxe a Cuba, prova disso foi o fim da mesma, foi a ultima Vila do distrito de Beja a ver lançado o Parque industrial, mas felo completamente fora de timing, era das obras mais urgentes para Cuba mas as outras prioridades levaram a que fosse a ultima e agora numa altura de crise que dizem os especialistas em 2014 vai piorar quem vai investir e criar empregos, já para não falar que as industria preveligiam as boas acessibilidades coisa que o dinossauro negligenciou completamente, Cuba era a capital do Cante do Pao do Vinho tudo isso perdemos pois as tradições são mais carnavalescas agora, o Turismo e a Cultura estão completamente entregues ao abandono , como eu disse a cima são as prioridades.

Ermenegildo Pereira

30/11/-0001

Sra Manuela primeiro tem que ler melhor para depois responder. Você ainda não percebeu que a CDU não é o PCP. Mas não vamos entrar por aí ! Antes de colocar os candidatos do PS no altar, devia primeiro ter a coragem de assumir que os três juntos nunca fizeram nem fazem aquilo que o João fez e faz pela Cuba. Pq bons profissionais há em todo lado...eu conheço o melhor pastor do Alentejo e não é por isso que vejo nele capacidade de gestão e trabalho, mobilização, proactividade, determinação à frente neste caso de um município. E eu não estou a lavar roupa, estou a constatar factos.

João

30/11/-0001

Sr. José Rosário ninguém se quer vitimizar nem há necessidade disso!!! Até porque não faz parte da Equipa candidata do PS. É a sua opinião e respeito tal como o Sr. deve respeitar a minha. Não adianta estarmos a fazer criticas e comentários que não levam a lado nenhum. Há sempre os dois lados. Eu apenas respondi aos comentários anteriores da mesma forma que foram escritos. Acredito que ambos os partidos estão a trabalhar para umas eleições dignas, diferentes.....posto isto.....que vença o melhor no dia 29 de Setembro.

Manuela Silva

30/11/-0001

Exma. Sr. D. Manuela Silva, lamento que continue com a virimizaçao olhe que isso foi chão que já deu uvas... Dinossauro cm sabe, e sabe bem, é um nome que se convencionou chamar a todos os que estão no poder há muito tempo....seja de que partido sejam.... Mais lamento que insinue coisas a meu respeito...nao lhe dei esse direito... Falei-lhe de transparência, queria saber o que achava de um vereador que poderia decidir processos que o município lhe move....nada disse.... Acha que isso é um bem estar na política? Se acha eu respeito. Respeito sempre.... Quanto a informações basta consultar os documentos e actas das reuniões de câmara e da assembleia municipal que estão disponíveis na internet, no site da câmara de Cuba, e que como munícipe interessado consulto regularmente. .já agora, nessas mesmas actas, que qd havia revista municipal vinham conjuntamente com a revista, verifique quantas intervenções fez a sr. Candidata do PS ? Já sei que nao me respondeu...nao lhe interessa..... Minha senhora, os discos que o sr. Candidato gravou foram de borla? Ou foram fruto do seu trabalho, trabalho esse pago? Nao sei o que isso tem de bom ou mau, trabalho é trabalho....... A senhora lá saberá..... Eu queria era ver esses beneméritos gerirem gratuitamente os bombeiros de Cuba e o Sporting local como o fizeram joao português ou José Machado ......e o trabalho brilhante que ali desenvolveram! Brilhante! E gratuito! Assim o povo lhes dê, e tenho a certeza que dará, a oportunidade de fazerem mais um brilhante trabalho em prol da nossa gente...

Pedro

30/11/-0001

Começou o pasquim da vitimização, o costume e habitual das gentes do PS uma táctica sempre utilizada em que se fazem passar por virgens inocentes e imaculadas e acusam os outros de coisas que eles próprios fazem, um pouco á imagem do ex líder Sócrates que foi um dos responsáveis pela actual situação do pais e agora comenta na RTP como se nunca tivesse sido primeiro ministro. Sra Manuela todos sabemos quem obriga as pessoas as fazer parte das listas quem cobra os favores quem pressiona quem faz as promessas de trabalho na Câmara Municipal e agora também na Santa Casa e digo-lhe que a CDU não é com certeza. Todos sabemos das ofertas de electrodomésticos sempre em vésperas de eleições sempre com o objectivo da compra do voto, esse discurso de vitimização enganou os cubenses durante algum tempo mas cada vez são menos os que se deixam enganar. Fala em independência dos candidatos PS, bem só se for a candidata que anda atrás do PS faz no mínimo uns 16 anos, que inclusive já fez parte das listas do circulo distrital de Beja as eleições legislativas ou seja foi candidata a deputada na assembleia nacional e consequentemente deu apoio incondicional a Sócrates que repito foi um dos responsáveis por o desastre a que Portugal chegou chama a isto independência sra Manuela, um dos elogios ( e único) que faz aos candidatos é que são excelentes profissionais nas actividades laborais que desempenham, pois bem niguem duvida disso mas a Cuba está cheia de bons profissionais e não é só isso que os faz serem os candidatos ideias para estar a frente do Município de Cuba, eu ter um estúdio de gravação isso faz de mim bom candidato ??? Se na sua opinião o faz olhe vamos candidatar o dono do estúdio de gravação onde gravam os xutos e pontapes e a Marisa por exemplo a primeiro ministro, os 3 candidatos PS usam a Cuba como dormitório pois nenhum deles trabalha lá, vão trabalhar de manhã e voltam a noite, como aqui alguém já escreveu a candidata ao longo de 12 anos que faz parte da assembleia municipal de Cuba e outros órgãos distritais nunca abriu a boca e sempre esperou que lhe indicassem o sentido de voto que tinha que seguir nunca foi capaz sozinha de o definir nunca tomou uma opinião um rumo sobre qualquer assunto do interesse de Cuba e dos cubenses. O novo olhar de novo nada tem e a mesma politica vai continuar a deixar Cuba cada vez mais no esquecimento.

JOSÉ ROSARIO

30/11/-0001

Sr. Pedro, lamento o facto do Sr. misturar vidas pessoais, com experiências profissionais e política. Esse é o grande problema de alguns militantes da CDU e a sua atitude através das suas palavras é de frustração e de quem tem problemas por resolver...pois resolva-os e não misture as coisas. Realmente na vida há o lado bom e o lado mau em tudo. Como se deve ter apercebido eu não tentei denegrir a imagem de nenhum candidato específico pois não era essa a minha intenção...já o Sr. fêz questão de mostrar a pessoa medíocre que é abordando assuntos que não lhe dizem respeito nem a si, nem a ninguém a não ser aos próprios....isso é muito feio. Se há processos ou não na Câmara, o Sr. lá há-de saber uma vez que deve de estar envolvido nos mesmos a falar dessa forma!! Disfarce melhor. Quanto ao \"dinossauro\"....pois...esse Sr. fêz muito pela CUBA, certo é que a prova disso está à vista de todos pois como já foi dito em discurso \"pode-se rasgar revistas, mas não se pode deitar abaixo a obra feita\". Para a próxima quando comentar, ficava-lhe bem apenas defender o seu partido e os seus candidatos e deixar de lado mesquinhices.

Manuela Silva

30/11/-0001

Sr. Joaquim Chaparro, não interprete mal as minhas palavras....eu não fiz insinuações de forma a denegrir os Candidatos da CDU.....apenas é o que consta dito por membros do próprio partido sobre o próprio partido....eu não falei em pessoas!! Já agora, conheço essas pessoas a que o Sr. se refere....o único ponto que posso não concordar em termos de atitudes é que no dia-a-dia, fora da época de eleições essas pessoas vivem as suas vidas muitas das vezes sem dizer \"bom dia\" ou \"boa tarde\"ao munícipes, mas quando vem a altura de eleições a postura muda completamente. Fora isso, nada tenho a dizer.

Manuela Silva

30/11/-0001

Sr. João, é preciso autorização do PS para meter pessoas na lista?? não estará a confundir as coisas?? que eu saiba o PS sempre foi um partido aberto....qualquer um podia ser candidato mesmo sem pertencer ao partido, tal é que existem candidatos independentes....já a CDU obrigava as pessoas a serem filiadas no partido para poderem fazer parte de uma lista, talvez tenha mudado agora por conveniência. Eu sei que a CDU não é poder em CUBA, mas como oposição também tem responsabilidades naquilo que acha que está mal feito ou que foi mal feito. Não tenho nada contra o Sr. João Português nem contra qualquer outro candidato da lista da CDU, mas nem tudo é um mar de rosas e tal como o Sr. fala bem e defende bem o Candidato João Português há quem fale mal e faça acusações muito graves que como calcula não são para aqui chamadas, nem para a CDU nem para o PS. Considero este espaço, um espaço de opiniões e não um local de \"lavagem de roupa suja\" como diz o Sr. José Manuel. Apenas opiniões.

Manuela Silva

30/11/-0001

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.