Voltar

O PS recuperou a câmara de Beja

O PS recuperou a câmara de Beja


Paulo Arsénio recuperou a capital de distrito em 2017 para o PS, retirando a autarquia bejense a João Rocha e a maioria CDU do Executivo.

No concelho de Beja, a força política vencedora foi o PS, com 46,25 por cento, correspondente a 7.728 votos, seguida da CDU, com 37,61 por cento, percentagem correspondente a 6.284 votos. A Câmara de Beja volta assim, a ser governada pelo PS e o Executivo resultante desta eleição, passa a ser composto por 4 vereadores do PS e 3 da CDU.

As outras três candidaturas a Beja não obtiveram votação suficiente para eleger vereadores, na medida em que o PSD só conseguiu 5,38 por cento, 889 votos, o BE obteve 3,43 por cento, 573 votos e o CDS-PP atingiu 3,19 por cento, 533 votos.

O PS também ganhou em Beja, para a Assembleia Municipal, ficando com 43,46 por cento dos votos, seguida da CDU, com 36,72, do PSD, com 7,63 por cento e do BE, com 4,58 por cento.

No que se refere a Assembleias de Freguesia, a Coligação Democrática Unitária ganhou em 6, das 12 freguesias do concelho, mas perdeu as duas uniões de freguesias da cidade. O PS venceu em 5 freguesias do concelho. Em São Matias ficou a liderar a freguesia o Movimento Por São Matias com Todos.

Paulo Arsénio, o candidato do PS foi eleito e na noite em que conheceu o resultado frisou que esperava este desfecho e que o mesmo significa que a população quis escolher uma pessoa de Beja para gerir o concelho.

Pedro do Carmo, presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, mostrou-se visivelmente satisfeito com o resultado histórico obtido em Beja e no resto do distrito.

No concelho de Beja dos 29.541 eleitores inscritos votaram 16.710, ou seja,  56,57%, o que significa uma taxa de abstenção de 43,43%.
No distrito de Beja, o PS ganhou em 10 câmaras, retirou à CDU as autarquias de Beja, Castro Verde, Moura e Barrancos e manteve Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira, Ourique e Almodôvar. A CDU manteve Cuba, Alvito, Vidigueira e Serpa.

No âmbito da CIMBAL, à qual não pertence Odemira, o PS ficou com nove autarquias e a CDU com 4.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.