Ana Elias de Freitas - 11/09/2017 - 00:00 - Imprimir



O Atlas Eleitoral Autárquicas 2017 da Voz da Planície destaca nesta segunda-feira, o concelho de Ourique.

Situado na confluência da região alentejana com o Algarve, o concelho de Ourique tem uma área de 660 km2 e soma uma população residente de 5389 habitantes, distribuídos por duas freguesias (Ourique e Santana da Serra) e duas uniões de freguesia (União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia e a União de Freguesias de Panóias e Conceição).

A fundação de Ourique é tradicionalmente datada de 711, ano da entrada dos muçulmanos na Península Ibérica. Contudo, vários fatores apontam para uma existência mais recuada.

Quanto à origem do topónimo de Ourique, esta poderá estar entre Ouro (pela proximidade com explorações auríferas) e Orik (da palavra árabe para desgraça ou infortúnio, no seguimento da derrota mourisca na Batalha de Ourique).

A importância geográfica e estratégica de Ourique e do seu território, ou termo, é reconhecida ao longo dos séculos, pelo que sempre desempenhou ao Sul um importante papel militar e comercial, ao estabelecer ligação com o vale do Sado e com a serra algarvia.

Desta forma, constituiu-se como uma das componentes centrais na conquista do território aos muçulmanos, tendo sido testemunha da célebre Batalha de Ourique.A Batalha de Ourique, ocorrida nos Campos de Ourique a 25 de Julho de 1139, foi decisiva para a Independência de Portugal. Lideradas por Afonso Henriques, as tropas cristãs venceram com grandes dificuldades os muçulmanos comandados pelo governador de Santarém.

Território pleno de potencialidades, Ourique é a Capital do Porco Alentejano, elemento estruturante da economia local.

A Câmara Municipal de Ourique é liderada por Marcelo Guerreiro, do PS. Nas eleições autárquicas de 2013, o PS venceu com 2.214 votos, mais 1.482 do que os obtidos pela candidatura de coligação do PSD/CDS-PP.

Nas autárquicas 2017, apresentam-se a votos, em Ourique, o PS, que aposta em Marcelo Guerreiro, a CDU que tem como cabeça de lista José Filipe Estevens e o PSD com António Afonso a liderar a candidatura.

Quanto às freguesias, nomeadamente a União das Freguesias de Panóias e Conceição, a União das Freguesias de Garvão e Santa Luzia, a de Ourique e a de Santana da Serra são todas lideradas pela mesma força política, o PS.

Marcelo Guerreiro, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Ourique, diz que há trabalho iniciado que deve ser concluído, que lidera uma candidatura que aposta nas pessoas e que tem uma visão de futuro para o concelho.

António Afonso, cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Ourique, considera que o concelho está a seguir uma gestão que pode ser melhorada e garante ter na sua equipa pessoas à altura de dar as respostas adequadas às necessidades dos ouriquenses.

José Filipe Estevens, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Ourique, afirma que Ourique não teve gestão desta força política nos últimos 24 anos e que se nota o atraso, comparando com outros concelhos. Neste contexto frisa que a candidatura da CDU quer inverter esta tendência.

COMENTE ESTA NOTÍCIA