Ana Elias de Freitas - 08/09/2017 - 00:00 - Imprimir



O Atlas Eleitoral Autárquicas 2017 da Voz da Planície destaca nesta sexta-feira, o concelho de Almodôvar.

O concelho de Almodôvar situa-se no Baixo Alentejo, com uma área de 775 km2 e uma população de 8145 habitantes. É constituído pelas freguesias: União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões, Aldeia dos Fernandes, Rosário, São Barnabé, Santa Cruz e União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires.

Localizada a 64 quilómetros da capital de distrito, Almodôvar forma a linha de continuidade do Alentejo com o Algarve, através da Serra do Caldeirão, assinalando a fisionomia de uma grande parte das povoações do concelho. É rodeado pelos concelhos de Loulé e Silves, Ourique, Castro Verde, Mértola e Alcoutim, num pequeno segmento da ribeira do Vascão.

Na zona Norte, onde se situam as freguesias de Aldeia dos Fernandes, Rosário e uma parte da União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões, a área é plana e pouco arborizada.

Na zona de serra, a Sul, onde estão situadas as freguesias de Almodôvar, União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, Santa Cruz e São Barnabé, existe vegetação abundante, principalmente a esteva, o medronheiro, o sobreiro e a azinheira. Além da pequena agricultura, as produções mais relevantes são a cortiça, a aguardente de medronho, o queijo de cabra e o mel.

O cultivo de sequeiro, a criação de gado bovino, ovino e suíno, a produção de leite e queijo de ovelha e a apicultura são as atividades com maior expressão económica do concelho.

A Câmara Municipal de Almodôvar é liderada por António Bota, do PS. Nas eleições autárquicas de 2013, o PS venceu com 1.761 votos, mais 217 do que os obtidos pelo Movimento Independentes por Almodôvar, liderado por António Sebastião, que se apresenta na corrida às autárquicas, em 2017, como cabeça de lista do PSD.

Nas autárquicas deste ano, apresentam-se também a votos, em Almodôvar, o PS, que volta a apostar em António Bota, a CDU que tem como cabeça de lista Sérgio Delgado e o BE com Ana Cristina Ferreira a liderar a candidatura.

Quanto às freguesias, a União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões e Aldeia dos Fernandes são lideradas pelo PS. Rosário e Santa Cruz são comandadas pelo Movimento Independentes por Almodôvar e o PSD está à frente dos destinos de São Barnabé e da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires.

António Bota, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Almodôvar, destaca o facto, de ser um autarca da nova geração e próximo das pessoas. António Bota diz que sente que os munícipes de Almodôvar querem a continuidade da equipa que lidera e garante que a mesma está à altura da confiança depositada.

António Sebastião, cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Almodôvar, quer restabelecer a estratégia de “sucesso” implementada pelo Partido Social Democrata no concelho, durante 12 anos, assegura que a candidatura que lidera se apresenta renovada e que oferece mais confiança e estabilidade à população.

Sérgio Delgado, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Almodôvar, diz liderar uma candidatura diferente de uma força política de reconhecida competência para governar. Acrescentou que a candidatura da CDU tem propostas de confiança em diversas áreas.

Ana Cristina Ferreira, cabeça de lista do BE à Câmara Municipal de Almodôvar, afirma protagonizar uma candidatura sustentável e assente na valorização dos recursos deste concelho. Nas propostas da candidatura que lidera destacou, entre outras, o facto, de terem como propósito impedir o despovoamento deste território.

COMENTE ESTA NOTÍCIA