Rádio Voz da Planície - 05/09/2017 - 00:00 - Imprimir



O Atlas Eleitoral Autárquicas 2017, da Voz da Planície destaca, hoje, o concelho de Moura.

O concelho de Moura tem uma área de 958 km2 e uma população residente de 15.167 habitantes, distribuídos pela União de Freguesias de Moura e Santo Amador, Póvoa de São Miguel, União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça e Amareleja.

Faz fronteira com Espanha, a sudeste, e com os concelhos de Mourão, a nordeste, Barrancos, a este, Serpa, a sudoeste, Vidigueira, a oeste, e Portel e Reguengos de Monsaraz, a noroeste pela barragem de Alqueva.

Moura foi elevada a cidade a 1 de Fevereiro de 1988. O feriado municipal celebra-se a 24 de Junho, dia de São João Batista.

Em termos gastronómicos, Moura distingue-se pela excelência do seu mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, nas áreas do buínho, da cestaria e do ferro forjado.

A principal actividade agrícola do concelho de Moura é a olivicultura, sendo o azeite da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos uma DOP-denominação de origem protegida.

A maioria das empresas sediadas no concelho pertence ao sector terciário, mais concretamente ao comércio por grosso e a retalho, oficinas de reparação de veículos, alojamento e restauração.

A Câmara Municipal de Moura é liderada por Santiago Macias, nas eleições autárquicas de 2013, a CDU venceu 3089 votos, mais 22 do que o PS.

Nas autárquicas de 2017, apresentam-se a votos, na cidade salúquia, quatro candidaturas porque, ao contrário do que aconteceu, em 2013, PSD e CDS-PP, concorrem agora com listas próprias.

José Maria Pós-Mina, que fez três mandatos como presidente da Câmara Municipal de Moura, não se podendo candidatar em 2013, por ter atingido o limite de mandatos, está de regresso, em 2017, como cabeça de lista da CDU. Álvaro Azedo lidera a lista do Partido Socialista, João Guerreiro é a aposta do PSD e Inês Seabra, a candidata do CDS-PP.

Quanto às freguesias do concelho, Amareleja é liderada por um movimento de independentes, Póvoa de São Miguel, Sobral da Adiça e União das Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração pela CDU e o PS está à frente da União de Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador.

José Maria Pós-de-Mina
, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Moura, afirma que a CDU, tem provas dadas com o projecto de desenvolvimento que traçou para o concelho e considera que se apresenta votos com os melhores candidatos e melhores propostas.

Álvaro Azedo, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Moura, revela que a sua candidatura quer construir com a população “um tempo novo” no concelho, a vários níveis.

João Guerreiro
, cabeça de lista do PSD, à Câmara Municipal de Moura, considera que esta candidatura apresenta-se descomprometida de interesses instalados e comprometida e ligada às pessoas do concelho.

Inês Camacho Rodrigues
, cabeça de lista do CDS-PP à Câmara Municipal de Moura, destaca a importância que tem a criação de incentivos tendo em vista a fixação de jovens no concelho.




COMENTE ESTA NOTÍCIA